Os vereadores Rodinei Ramos (Avante) e Jaildo Oliveira (PV), membros da 8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus, fiscalizaram as linhas de ônibus da Empresa Via Verde, localizada no bairro Planalto, zona Centro-Oeste da cidade, na madrugada desta terça-feira (25 de março). Na empresa, hoje, os ônibus circulam sem a presença de cobradores.
A ação dos parlamentares, realizada desde às 3h, tinha como intuito verificar as condições de trabalho dos motoristas, que, devido à falta de cobradores, estão acumulando funções ao ter que dirigir e cobrar ao mesmo tempo, o que, segundo Rodinei e Jaildo, aumenta a carga de trabalho e pode comprometer a segurança no trânsito.
Durante a fiscalização, Rodinei destacou que a situação coloca em risco não só a segurança dos profissionais, mas também dos passageiros do transporte público. Ele cobra solução imediata.
“Não podemos permitir que o trabalhador tenha que acumular funções que comprometem a qualidade do serviço prestado e sua segurança. A nossa missão é garantir que a mobilidade urbana de Manaus seja eficiente e, acima de tudo, segura para todos”, salientou o vereador, frisando que a fiscalização busca também pressionar os responsáveis a encontrarem soluções para o problema.
Os vereadores afirmaram que continuarão acompanhando a situação de perto e buscando medidas que garantam melhores condições para os trabalhadores do transporte público e para os usuários. Eles garantem que “farão valer a Lei nº 2.898/2022”, que eu seu art. 8º, paragrafo 1º, trata sobre a obrigatoriedade da presença de cobradores nos ônibus.
VEJA O VÍDEO NO PLENÁRIO