O candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), realizou a primeira caminhada da campanha eleitoral no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da cidade, na tarde desta sexta-feira (16/08). Ele percorreu a área onde planeja colocar para funcionar uma Unidade de Pronto-Atendimento Hospitalar (UPA) 24 horas.
Um dos compromissos de Roberto Cidade é implantar 12 UPAs em Manaus, solucionando um gargalo histórico da cidade na área da saúde. Entre as maiores capitais brasileiras, Manaus é a única que não possui UPA, hospital ou pronto-socorro municipal, o que deixa a população desassistida e acaba sobrecarregando o atendimento nas unidades de alta complexidade, que são destinadas a situações de emergência como acidentes de trânsito, por exemplo.
Manaus tem baixa oferta de serviços na saúde básica, uma responsabilidade da prefeitura. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam em horário comercial, com distribuição limitada de fichas para a população. Para ter atendimento, é preciso madrugar em filas.
“É a nossa primeira caminhada e escolhemos o Jorge Teixeira porque é o nosso compromisso construir uma UPA que vai ter funcionamento 24 horas, aqui na zona Leste. Vamos investir na saúde para que a população possa ter atendimento médico, exames e remédios. Serão 12 UPAs. Para poder isso acontecer, tem que mudar o prefeito, temos que chegar à Prefeitura para conseguir promover essa melhoria em nossa cidade”, disse.
Ao lado do candidato a vice-prefeito, Coronel Menezes (PP), e de candidatos a vereador, Roberto Cidade começou sua caminhada na rua Alecrim e seguiu com os apoiadores até a Avenida Itaúba, no coração do Jorge Teixeira.
Moradora da comunidade Santa Inês, a dona de casa Érica Franco, 44, acompanhou a caminhada do candidato do União Brasil e elogiou a proposta para a área da saúde. “Vai ter muita importância porque nós estamos abandonados sobre nossa saúde. A UPA 24 horas vai ser bem recebida pelos moradores, não só do Santo Inês, como do Jorge Teixeira, João Paulo e as pessoas dos bairros próximos. A gente precisa muito”.
A aposentada Francisca Chagas, 62, disse que está com o esposo e o neto doentes e não consegue ser atendida no posto de saúde da região. Ela elogiou a proposta de implantar UPAs em Manaus.
“Essa proposta eu acho muito boa. A casinha de saúde não atende todo dia, e quando eles pegam para atender é por mês. E aí, como que a gente fica? Um hospital aqui vai ajudar muita gente”, disse.
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que reúne sete partidos, o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).