Reconhecido como referência em cultura, arte e luta social, o Boi Caprichoso foi convidado a participar do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 7, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e reuniu pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam em prol da igualdade racial no Brasil.
A premiação, promovida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), acontece desde 2018 e, neste ano, contou com o som tradicional e multicultural do Boi-Bumbá Caprichoso. Representaram o bumbá no evento o apresentador Edmundo Oran, a porta-estandarte Marcela Marialva, o tripa Edson Jr. Azevedo, a dançarina indígena e tuxaua do Caprichoso Ira Maraguá, o coreógrafo Neto Beltrão e o diretor artístico Edwan Oliveira.
“Esse prêmio valoriza a igualdade racial. É uma iniciativa importante para reconhecer e celebrar os esforços que promovem a equidade e a justiça social. O Caprichoso teve a honra de participar, uma vez que é o Boi Negro da Amazônia e levanta essa bandeira de luta pelas minorias”, afirmou Edwan Oliveira.
O Caprichoso fez o show de encerramento da premiação com uma apresentação que levantou o público. As performances dos itens empolgaram os espectadores.
“O Caprichoso se faz presente, principalmente, nessa representatividade de luta pelas minorias negras, quilombolas, LGBTQIA+, povos originários e os nossos ribeirinhos da Amazônia”, concluiu Edwan Oliveira.
O Prêmio Sim à Igualdade Racial foi gravado e será exibido no dia 25 de maio, pela TV Globo, após o programa Fantástico.


