Publicidade

Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
🚀 Hospedagem profissional para quem leva o site a sério. Seguro, rápido e confiável — com domínio grátis, e-mail profissional e backup automático. Hospedar meu site agora
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
Sugerida para você
Ticker Lateral – Portal Remador
Amazonas+

Rede de Urgência teve mais de 17 mil atendimentos durante feriados de Natal e Ano Novo

Vinte e cinco unidades estaduais funcionaram em plantão 24 horas e garantiram atendimento humanizado em Manaus

Compartilhe!
Rede de Urgência teve mais de 17 mil atendimentos durante feriados de Natal e Ano Novo
Foto: Divulgação
Compartilhe!

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou, nesta sexta-feira (02/01), os números de atendimento da rede de urgência e emergência durante os feriados de Natal e Ano Novo. Foram 17 mil atendimentos feitos nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. A rede é formada por 25 unidades de saúde que funcionaram em regime de plantão 24 horas durante os feriados.

Nesta sexta-feira, em visita às maternidades, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressaltou ainda os resultados da Saúde no Amazonas em 2025, que fechou o ano com recorde de transplantes, incluindo uma inédita jornada de seis procedimentos em 24 horas no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, realizados entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Nas maternidades do Estado, 225 bebês nasceram nesses quatro dias. Foram 61 no dia 24, 53 no dia 25, 62 no dia 31 de dezembro, e 49 no dia 1º de janeiro.

O primeiro bebê nascido em 2026, em Manaus, o menino Pedro Henrique, veio ao mundo à 0h08 de parto cesariano, com 3,548 quilos, 49 centímetros e 40 semanas de gestação. O nascimento foi registrado no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), zona centro-sul de Manaus. Nesta sexta-feira, mãe e bebê receberam a visita da secretária e o kit enxoval doado pelo Governo do Amazonas nas maternidades, contendo bolsa, fraldas de tecido, roupas e produtos de higiene.

Todas as unidades, destacou a secretária, mantiveram sua atuação garantindo assistência contínua e qualificada, com equipes completas e preparadas para assegurar um atendimento humanizado, nos dias de feriado e ponto facultativo.

“Durante o período de recesso do Ano Novo, a SES-AM intensifica ainda mais sua atuação junto às maternidades da rede estadual. Esse é um momento especial, que envolve a chegada do primeiro bebê do ano de 2026, símbolo do início de um novo ciclo. Hoje, estamos aqui na Dona Lindu para realizar a entrega de um presente do governador: a Bolsa Maternidade, um programa essencial que reforça o olhar social e o cuidado integral com as mães e suas famílias”, declarou a secretária.

Ainda no Instituto da Mulher, no primeiro dia do ano foi registrado à 0h10 o nascimento de Miguel dos Santos, que veio ao mundo de parto normal, com 3,696 quilos. Manuela Góes, mãe do pequeno, elogia o acolhimento, respeito e rapidez no atendimento.

“As duas experiências de parto que tive na maternidade foram muito positivas e por isso escolhi ter meu terceiro bebê aqui. Desde a minha chegada até a hora parto, o atendimento foi rápido. Além disso, é gratificante ter meu filho nos braços no primeiro dia do ano, com saúde, a comemoração é em dobro”, destacou Manuela Góes.

Vítimas de acidente de trânsito

Os acidentes de trânsito foram responsáveis por 287 internações nos feriados de Natal e Ano Novo nas unidades da rede estadual de saúde. Foram 45 no dia 24, 102 no dia 25, 53 no dia 31 de dezembro, e 87 no dia 1º de janeiro. Foram atendidas 203 vítimas de acidentes com motocicleta, representando 70% do total de vítimas do trânsito.

Atendimento sem sair de casa

Cerca de 60% dos atendimentos registrados no período do Natal e Ano Novo foram classificados como de baixa e pouca urgência. Para esses casos, a SES-AM reforça que a pessoa tem a opção de fazer a consulta pelo Aplicativo Saúde AM Digital, com um clínico geral, sem sair de casa.

O serviço, lançado recentemente pelo governador Wilson Lima, tem à disposição dez mil médicos de plantão 24 horas para o atendimento remoto, bastando que a pessoa baixe o aplicativo Saúde AM Digital no celular.

“Mais da metade dos nossos atendimentos em prontos-socorros ainda são de baixa urgência na classificação de risco. São atendimentos de clínica geral, típicos de Unidade Básica de Saúde (UBS), mas que, agora, para facilitar e ampliar o acesso da população, com mais comodidade e sem ter que esperar num pronto-socorro, UPA ou SPA, a pessoa pode fazer essa consulta do conforto do seu lar. O tempo para o médico entrar na consulta não passa de 20 minutos”, explica a secretária Nayara Maksoud.

Compartilhe!
Mais lidas do Remador
Governo do Amazonas anuncia novo IPVA e lança edital da CNH Social em coletiva no Palácio do Governo
Amazonas+

Wilson Lima anuncia isenção de IPVA para 98% das motos e lança novo edital da CNH Social

Redução histórica do imposto beneficia motos, carros, veículos elétricos e transporte público;...

Amazonas+

Instituto da Mulher Dona Lindu registra o parto do primeiro bebê de 2026 na rede estadual de saúde

Pedro Henrique veio ao mundo à 0h08, de parto cesariano, pesando 3,5...

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado
Amazonas+

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado

Filha de paciente é agredida por auxiliar sem vínculo com SES-AM; Estado...

Acompanhante denuncia agressão no SPA da Alvorada; SES-AM anuncia medidas administrativas e judiciais
Amazonas+

Acompanhante denuncia agressão no SPA da Alvorada; SES-AM anuncia medidas administrativas e judiciais

Vídeo publicado pelo Portal Remador ultrapassa 30 mil visualizações nas redes sociais...

Saúde do Amazonas funciona sem interrupção no fim do ano; confira o que abre e o que fecha
Amazonas+

Saúde do Amazonas funciona sem interrupção no fim do ano; confira o que abre e o que fecha

SES-AM mobiliza 13,6 mil profissionais e garante plantão integral nas unidades de...

Regularização fundiária transformou vidas em 2025 e mudou rotina de famílias no Amazonas
Amazonas+

Regularização fundiária transformou vidas em 2025 e mudou rotina de famílias no Amazonas

Entregas de títulos definitivos na capital e no interior garantiram dignidade, segurança...