Manaus (AM) – Na manhã desta sexta-feira (11/08), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), concretizou a criação do novo Conselho Tutelar Zona Norte II. Essa vitória do povo desta região se deu por meio da indicação do vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), que desde 2014 em seu primeiro mandato, luta para a criação de mais um do conselho na zona Norte para fortalecer a proteção dos direitos das crianças e adolescentes daquela região da cidade.
O parlamentar, autor da indicação que deu origem a iniciativa, destaca a necessidade de uma ação mais efetiva na proteção contra a exploração sexual de menores e o trabalho infantil. Ele afirma que frequentemente recebe cobranças em seu gabinete e durante visitas sobre essas questões e justificou que a criação deste novo conselho é fundamental para manter famílias seguras e a sociedade protegida.
“A zona Norte é a segunda região mais populosa da cidade, tornando a criação deste Conselho Tutelar essencial para a manutenção da segurança e bem-estar das famílias. Os conselheiros tutelares desempenham um papel vital na construção de uma sociedade mais segura e saudável, quero aqui agradecer a iniciativa do prefeito de Manaus David Almeida, do vice Marcos Rotta e do Secretário Eduardo Lucas pelo empenho e dedicação em atender essa demanda da população da Zona Norte”, ressaltou o Vereador Cordovil.
Criação do Conselho Tutelar Zona Norte 2 – O Conselho Tutelar Zona Norte II foi oficialmente criado através da Lei 3.053, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), consolidando assim o esforço conjunto das autoridades municipais e órgãos responsáveis pela proteção das crianças e adolescentes. O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Eduardo Lucas, destaca que essa iniciativa é parte do compromisso do prefeito David Almeida em expandir as políticas públicas voltadas para a proteção e desenvolvimento integral dos jovens da cidade.
Eleições para Conselheiro – Com a adição do Conselho Tutelar Zona Norte II, o número de conselheiros tutelares em Manaus aumentou para 50. A eleição dos novos conselheiros está agendada para o próximo dia 1º de outubro e contará com a participação de mais de 4 mil servidores municipais no pleito, demonstrando o engajamento e a importância atribuída à proteção dos direitos infantojuvenis na cidade.