Ticker Contínuo

O prefeito de Manaus, David Almeida, renovou, nesta quarta-feira, 3/9, a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para ampliar as ações do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi). A iniciativa, que envolve as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), tem como foco o combate à desnutrição infantil e o fortalecimento do desenvolvimento integral das crianças.

A assinatura do termo de adesão ocorreu durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Megumo Kado, no bairro Educandos, zona Sul. O ato contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e da chefe do escritório do Unicef em Manaus, Raiane França.

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

O prefeito David Almeida destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da gestão com as crianças da capital. “Cuidar das nossas crianças é investir no futuro da nossa cidade. Essa parceria com o Unicef fortalece o trabalho que já realizamos em Manaus para garantir saúde, nutrição e educação de qualidade na primeira infância. Vamos ampliar ainda mais essas ações para transformar a vida das nossas famílias”, afirmou o prefeito.

A secretária Shádia Fraxe ressaltou a importância da adesão. “O prefeito David Almeida é um grande incentivador dessas parcerias. A Semsa iniciou essa colaboração em 2024, com 10 unidades de saúde que receberam o Selo Unidade Amiga da Criança do Unicef. Agora, vamos concentrar esforços para ampliar esse número e, assim, assegurar a saúde nutricional de crianças e adolescentes em Manaus”, disse.

A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Raiane França, destacou o caráter integrado da iniciativa. “Para a gente, essa renovação do termo de adesão das Unidades Amigas da Primeira Infância é um marco muito importante do compromisso da Prefeitura de Manaus, com o olhar voltado para as crianças manauaras. Essa é uma iniciativa que articula saúde, educação e assistência social para pensar o desenvolvimento integral de cada criança, considerando indicadores sociais, evasão escolar, nutrição, saúde e qualidade de vida. Trabalhar junto com a Semsa e a Semed nos permite capacitar equipes, acompanhar indicadores e certificar unidades que de fato são amigas da primeira infância”, explicou.

A parceria prevê o cumprimento de metas ao longo de 12 meses, com acompanhamento de indicadores como peso, altura, território de moradia, desempenho escolar e qualidade da merenda. Além das secretarias de Saúde e Educação, o Unicef avalia a inclusão da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) no programa, que foi implantado inicialmente em Fortaleza (CE), em 2019.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. Ele é dono dos meus caminhos!