Manaus (AM) – O polo de Educação a Distância (EaD), também conhecido como Polo de Apoio Presencial (PAP), desempenha um papel relevante nas Instituições de Ensino Superior (IES). O Grupo Fametro investe em polos parceiros e, atualmente, são mais de 30 distribuídos pela Região Norte.
O polo atua como uma base física e estratégica que permite a oferta de cursos online com qualidade e eficiência, em conformidade com os Referenciais de Qualidade EaD, a legislação vigente e os indicadores dos instrumentos avaliativos.
Nos polos parceiros da Fametro são oferecidos 19 cursos de graduação online, entre eles está Administração, Ciências Contábeis, Educação Física – Licenciatura, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Serviço Social, Gestão Tecnologia da Informação, Tecnológico em Marketing, além do curso de Enfermagem Semipresencial.
“O polo EaD funciona como um centro de apoio presencial para os estudantes matriculados em cursos a distância, oferecendo suporte, orientação e infraestrutura para atividades acadêmicas. É um espaço onde os alunos podem realizar atividades práticas, como avaliações presenciais e aulas em laboratórios, proporcionando uma experiência de aprendizado mais completa”, explica o gerente de EaD da Fametro, Leonardo Florêncio.
Ainda segundo Florêncio, a presença de um polo EaD fortalece a credibilidade da instituição de ensino. “O Ministério da Educação (MEC) exige que as instituições tenham um Polo EaD como parte dos requisitos de autorização e reconhecimento de cursos online, garantindo a seriedade da modalidade de ensino a distância”, ressalta.
Vantagens
Entre as vantagens do polo EaD da Fametro, estão o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que é a base para o material didático e interações assíncronas; a dimensão presencial do polo, que oferece atividades práticas para os alunos e interação com professores; o networking realizado em eventos como palestras e atividades extracurriculares, entre outros recursos, como laboratórios, bibliotecas físicas e salas de estudo.
Ainda segundo o gerente de EaD, os estudantes também têm acesso a atendimento e suporte presencial, podendo esclarecer dúvidas, receber orientações acadêmicas e resolver questões administrativas.
“Essa proximidade entre os alunos e a instituição de ensino fortalece o senso de pertencimento à comunidade acadêmica e aumenta o engajamento dos estudantes”, afirma Florêncio.
O investimento no espaço físico contribui, de acordo com Florêncio, para uma experiência de aprendizado mais completa e enriquecedora ao permitir que estudantes alcancem objetivos acadêmicos e profissionais de forma sólida e consistente.
Polo de Barreirinha
A coordenadora do polo da Fametro, em Barreirinha, professora Ryllare Dutra, declara que a população foi beneficiada com a presença de um polo da Fametro.
“É um município que atende a população quilombola, indígena e ribeirinha e isso contribuiu significativamente na vida acadêmica, ficou mais perto de alcançarem o sonho do diploma, visto que muitos ainda precisavam se deslocar para buscar uma formação”.
A coordenadora ressalta a importância da presença de um polo para sanar dúvidas e prezar pelo bem estar dos alunos e da assistência técnica, administrativa e pedagógica. “A Fametro está de parabéns pelo diferencial na qualidade de ensino”, afirma.