News Ticker Elegante
Continua depois da publicidade

A Polícia Federal indiciou 25 militares no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022. Dentre eles, 24 pertencem ao Exército e apenas um à Marinha. Nenhum militar da Aeronáutica foi incluído na lista. Segundo o relatório, 12 dos indiciados estão na ativa.

Entre os nomes mais conhecidos estão os ex-ministros Augusto Heleno e Walter Braga Netto, ambos generais do Exército na reserva. Também figuram na lista os ex-comandantes das Forças Armadas Almir Garnier Santos (Marinha) e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Exército).

Patentes e estrutura dos envolvidos

O grupo indiciado inclui oito generais, seis tenentes-coronéis, sete coronéis, um capitão, um subtenente e dois majores. A maior remuneração mensal entre os indiciados é de R$ 37.988,22, recebida por Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, general de Exército na reserva.

Os militares foram identificados como parte de diferentes núcleos envolvidos na articulação golpista:

  • Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral
  • Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado
  • Núcleo Jurídico
  • Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas
  • Núcleo de Inteligência Paralela
  • Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas

Crimes e investigação

Além dos 25 militares, outras 12 pessoas foram indiciadas por envolvimento no plano golpista. Todos responderão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A investigação da Polícia Federal, conduzida ao longo de quase dois anos, reuniu provas como quebras de sigilos telemático, telefônico, bancário e fiscal, buscas e apreensões e colaborações premiadas. O material foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Continua depois da publicidade