Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (9/10) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

Segundo a PF, o objetivo da ação é aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio. As apurações indicam que milhares de aposentados e pensionistas teriam sofrido descontos indevidos em seus benefícios, sem qualquer autorização ou vínculo com entidades associativas.

A investigação aponta que o esquema contava com a participação de empresas de intermediação financeira e associações de fachada, que utilizavam indevidamente dados de beneficiários para aplicar os descontos e repassar parte dos valores a intermediários.

A Polícia Federal informou ainda que os materiais apreendidos nesta etapa serão analisados para identificar novos envolvidos e rastrear o fluxo financeiro dos valores desviados. As penas para os crimes investigados podem ultrapassar 20 anos de prisão, somadas as sanções por dano ao erário e lavagem de dinheiro.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. Ele é dono dos meus caminhos!