live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Manaus (AM) – Neste sábado, dia 14 de janeiro, o bairro que é considerado o ‘berço do samba’ na capital amazonense completa 139 anos. Como reconhecimento de sua história, o vereador Peixoto (Pros) parabeniza todos os moradores deste que é um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Praça 14, na zona sul.

Continua depois a Publicidade

Fundado em 1892, o bairro é um dos mais antigos de Manaus e tem grande valor histórico para a cidade. É o que destaca Peixoto.

“Falar da Praça 14 é falar da história de Manaus, é um patrimônio. É onde a cultura afro cresceu e se faz presente até os dias atuais, é cenário de vários fatos importantes da história do Amazonas, tem um comércio forte e que movimenta parte da economia da cidade e onde abriga muitos manauaras que se orgulham de suas tradições”, enfatiza o vereador.

Ao longo de 139 anos e tendo diferentes nomes, o nome Praça 14 foi o escolhido para representar uma parte da história política da capital. Foi o lar escolhido de trabalhadores oriundos do Maranhão, em sua maioria ex-escravos, que vieram ao Amazonas em busca de trabalho, contribuindo para que o local tenha uma forte identidade com a cultura afro, através da primeira escola de samba de Manaus e com o segundo quilombo urbano certificado do país, o Quilombo de São Benedito.

Após dois anos sem comemorações, por conta da pandemia de Covid-19, neste fim de semana, enfim, os moradores e simpatizantes do bairro terão a oportunidade de festejar. A programação ocorre na sexta-feira (13/1), sábado (14/1) e domingo (15/1), na da quadra da Escola de Samba Vitória-Régia, situada na Rua Emílio Moreira.

“Que seja uma festa bonita, como sempre realizaram e que essa data possa ser celebrada por muitos anos”, finaliza Peixoto.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!