Manaus (AM) – Neste sábado, dia 14 de janeiro, o bairro que é considerado o ‘berço do samba’ na capital amazonense completa 139 anos. Como reconhecimento de sua história, o vereador Peixoto (Pros) parabeniza todos os moradores deste que é um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Praça 14, na zona sul.
Fundado em 1892, o bairro é um dos mais antigos de Manaus e tem grande valor histórico para a cidade. É o que destaca Peixoto.
“Falar da Praça 14 é falar da história de Manaus, é um patrimônio. É onde a cultura afro cresceu e se faz presente até os dias atuais, é cenário de vários fatos importantes da história do Amazonas, tem um comércio forte e que movimenta parte da economia da cidade e onde abriga muitos manauaras que se orgulham de suas tradições”, enfatiza o vereador.
Ao longo de 139 anos e tendo diferentes nomes, o nome Praça 14 foi o escolhido para representar uma parte da história política da capital. Foi o lar escolhido de trabalhadores oriundos do Maranhão, em sua maioria ex-escravos, que vieram ao Amazonas em busca de trabalho, contribuindo para que o local tenha uma forte identidade com a cultura afro, através da primeira escola de samba de Manaus e com o segundo quilombo urbano certificado do país, o Quilombo de São Benedito.
Após dois anos sem comemorações, por conta da pandemia de Covid-19, neste fim de semana, enfim, os moradores e simpatizantes do bairro terão a oportunidade de festejar. A programação ocorre na sexta-feira (13/1), sábado (14/1) e domingo (15/1), na da quadra da Escola de Samba Vitória-Régia, situada na Rua Emílio Moreira.
“Que seja uma festa bonita, como sempre realizaram e que essa data possa ser celebrada por muitos anos”, finaliza Peixoto.