Manaus (AM) – O ex-deputado federal Pauderney Avelino foi reconduzido ao comando do União Brasil no Amazonas, partido de maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado. A convenção que elegeu Pauderney presidente da executiva estadual ocorreu na quarta-feira (26), com a participação de vereadores, deputados estaduais e dos prefeitos do partido: Bi Garcia, de Parintins; e Raylan Barroso, de Eirunepé.
O União Brasil nasceu da fusão de Democratas e PSL, e foi homologada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 8 de fevereiro de 2022. Desde essa data, Pauderney está no comando do União Brasil amazonense como presidente da Comissão Instituidora. Com a decisão desta semana, passa a presidente da comissão executiva estadual.
O mandato de Pauderney vai até abril de 2027. O ex-deputado federal tem uma longa trajetória política no Amazonas, tendo sido eleito deputado estadual em 1990, deputado federal em 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Além disso, foi secretário de Estado de Educação e Cultura do Amazonas entre 1995 e 1996, e secretário de Estado da Fazenda entre 1999 e 2002.
Com a recondução de Pauderney ao comando do União Brasil, o partido reforça sua presença no Amazonas. O governador Wilson Lima é filiado ao partido, o que pode indicar uma maior proximidade entre a legenda e o governo estadual. O União Brasil também é a maior bancada na Assembleia Legislativa do Amazonas, com nove deputados estaduais.
A recondução de Pauderney ao comando do União Brasil no Amazonas pode indicar um fortalecimento do partido no estado e uma maior participação na política local. Resta aguardar os próximos passos da legenda e como ela irá atuar no cenário político do Amazonas nos próximos anos.