A informação da Fiocruz Amazônia que identificou a subvariante BA.5.3.1 do coronavírus no Amazonas e os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) sobre os 210 novos casos, com 2 mortes por covid-19, no estado, nas últimas 24 horas, fizeram o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, anunciar nesta quinta-feira, 10, as medidas do sistema público de saúde para conter a formação de uma nova onda da pandemia.
O secretário garantiu que a rede de saúde estadual está reforçando insumos, ampliando novos leitos de isolamento e estrutura para receber pacientes infectados. Segundo ele, a previsão é que dentro de dois meses ocorra mais um pico da covid-19 não só na capital, Manaus, como nas cidades do interior do Amazonas, como resultado das festas de final de ano.
A Secretaria de Saúde do Estado (SES) diz que a população deve redobrar os cuidados para evitar a propagação do vírus. O secretário informou, ainda, as medidas tomadas para atender pacientes da terceira onda, somente este ano.
“Já atualizamos nosso plano de contingência com a certeza de que a necessidade de leitos de isolamento e cortes específicos para as duas condições irá aumentar e exigir novamente uma reorganização das unidades de todo nosso Sistema de Saúde”.
De acordo com o secretário, é importante que as pessoas procurem se vacinar, antes antes que a doença ainda não está circulando com intensidade.
“Por isso faço um novo apelo a toda a população: atualizem seu esquema vacinal, temos mais de um milhão de Amazonenses que não completaram suas doses. Não esperem as coisas piorarem para correrem todos ao mesmo tempo aos postos de vacinação como aconteceu ano passado”, concluiu, Anoar Samad.