Anúncio Mobile: Fale Conosco pelo WhatsApp Anúncio Desktop: Fale Conosco pelo WhatsApp
Justiça

MPAM instaura inquérito após constatar fechamento da Ouvidoria do Hospital da Criança Zona Sul

Compartilhe!
MPAM instaura inquérito após constatar fechamento da Ouvidoria do Hospital da Criança Zona Sul
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Após constatar o fechamento da Ouvidoria do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul durante o horário regular de atendimento, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP), instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no setor, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A investigação teve início a partir de informações encaminhadas pela pasta da saúde, que apontavam a existência de um servidor e um estagiário responsáveis pela Ouvidoria, além do horário de funcionamento, do número de servidores lotados e da quantidade de demandas registradas em 2025.

No entanto, durante visita extrajudicial realizada no último dia 19 de agosto, a promotora de Justiça Cláudia Maria Raposo da Câmara, titular da 54ª PRODHSP, encontrou a sala fechada às 15h05, dentro do expediente informado. Após aguardar por mais de 30 minutos, não foi possível realizar a verificação in loco.

“Fui até o hospital para confirmar se o serviço estava funcionando como deveria, com servidor presente no horário informado. Mas, ao chegar lá, a porta estava fechada. Se o usuário precisa registrar uma reclamação e encontra a Ouvidoria fechada, esse direito está sendo negado. Por isso, instauramos o inquérito para apurar a situação e adotar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, garantindo que esse canal esteja sempre disponível à população”, destacou a promotora.

O inquérito tem o objetivo de verificar se o serviço está sendo prestado de forma efetiva aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Ouvidoria é considerada um espaço estratégico de comunicação entre pacientes, familiares e a administração hospitalar, reunindo reclamações, denúncias, sugestões e elogios que contribuem para a melhoria do atendimento.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Related Articles

Yara Amazônia Lins é homenageada pelos 50 anos de carreira durante posse no TCE-AM

Corregedor-geral eleito, Luis Fabian, destacou trajetória iniciada em 1975 e marcada por...

Em posse histórica, Yara Amazônia Lins assume terceiro mandato e consolida trajetória pioneira no TCE-AM

A recondução marca um momento histórico para o Tribunal. Yara Amazônia Lins...

MPAM realiza ação conjunta em bares, adegas e estabelecimentos congêneres na véspera da Festa do Guaraná

Operação contou com apoio interinstitucional do estado e do município

Dr. Lucivan Araújo é homenageado com o Prêmio Águia Americana Justiça 2025 em São Paulo

Reconhecimento destaca atuação social e excelência do escritório em Direito Previdenciário