Novo Aripuanã (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Novo Aripuanã, solicitou o afastamento imediato do comandante da Polícia Militar do município, após a divulgação de vídeos que mostram o oficial agredindo uma mulher e efetuando disparos de arma de fogo em via pública.
A Notícia de Fato n° 212.2025.000032 foi instaurada neste domingo (27), dentro das atribuições de controle externo da atividade policial. No despacho, a promotora Jéssica Vitoriano Gomes apontou indícios da prática de abuso de autoridade, lesão corporal e disparo de arma de fogo em ambiente urbano – condutas consideradas graves e incompatíveis com a disciplina policial.
De acordo com o MPAM, há evidências de que o comandante atuou sob forte alteração emocional, possivelmente agravada pelo consumo de bebida alcoólica ou outras substâncias. Para preservar a lisura da investigação e a credibilidade da Polícia Militar, segundo apurou o Portal Remador, o Ministério Público também solicitou a suspensão cautelar do porte de arma de fogo do investigado.
O caso foi remetido ao Departamento de Justiça e Disciplina da PMAM para a abertura de procedimento disciplinar. O Ministério Público reforçou a necessidade de apuração rigorosa nas esferas criminal e administrativa.


