Brasília (DF) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta sexta-feira (13/01) o novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da nova secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
No Amazonas, Marina Silva nomeou o parintinense Joel Bentes de Araújo Filho, como novo Superintendente substituto da Superintendência, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, no Estado do Amazonas, durante os afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacância do cargo.
A nomeação de Joel Araújo foi publicada nesta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023 no Diário Oficial da União. Ele entrar no lugar de Cícero Irisvam Furtado de Souza, que foi dispensando do cargo, pela portaria N° 13, assinado pela Ministra Marina Silva, de 11 de janeiro de 2023.

Para a presidência do Ibama, o indicado é o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), escolhido pela sólida formação técnica e destacada atuação na área ambiental. Ele é biólogo, ambientalista e advogado. Possui, ainda, mestrado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação. Agostinho foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).
Em comunicado pelas redes sociais, a ministra Marina Silva destacou o currículo robusto do parlamentar e sua relevante atuação em defesa da pauta ambiental no Congresso Nacional. O futuro presidente do Ibama afirmou que o desafio será enorme para reconstruir o órgão pelo país. “Após tantas perseguições, assédios e erros estratégicos, vamos exercer a racionalidade. Nosso trabalho terá como foco prioritário o combate ao desmatamento; o fortalecimento da gestão pública socioambiental; a modernização das nossas estruturas e a defesa intransigente do meio ambiente equilibrado”, antecipou Agostinho.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, a indicada é Edel Moraes. Pertencente a comunidades extrativistas do Pará, Edel foi a primeira mulher a ser vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS), por dois mandatos, e vice-presidente do Memorial Chico Mendes. Ela é doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDSUNB), mestra em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Territórios Tradicionais, especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa da Amazônia.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável foi criada em 2007 para promover a transição sustentável do atual modelo de desenvolvimento agrícola e rural do país.
CONTEÚDO ESTRATÉGICO REMADOR
Roberto Cidade leva mutirão do ‘Governo Presente’ a Iranduba e anuncia investimentos de R$ 5,7 milhões no setor rural
Tadeu de Souza ressalta impacto do Auxílio Estadual Permanente na vida de famílias do Amazonas
Participantes do Amazonas têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026
Ministério da Saúde amplia rede assistencial no Amazonas com novas obras e equipamentos hospitalares
