Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Poder

Manaus pode regularizar terras da Suframa para 3.500 famílias ainda em 2025

Compartilhe!
Compartilhe!

Na manhã desta sexta-feira (16), o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) se reuniu com o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, e com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Amazonas, Mauro Leno, para discutir a regularização fundiária de áreas da Suframa atualmente ocupadas por milhares de famílias na capital amazonense.

Durante a reunião, Bosco Saraiva afirmou que a próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), marcada para o dia 22 de maio, incluirá na pauta a proposta de transferência das terras da Suframa para a Prefeitura de Manaus. A expectativa é que a gestão municipal possa, a partir disso, emitir os títulos definitivos de propriedade para os atuais moradores das comunidades.

A proposta é resultado de uma articulação liderada por Sinésio Campos, que intensificou, desde o ano passado, as ações em prol da moradia digna e da segurança jurídica para os moradores das comunidades Coliseu I, II, III e Nova Canaã, situadas em áreas federais.

Em novembro de 2024, o parlamentar levou pessoalmente a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião em Brasília. Na ocasião, Lula se comprometeu a transformar a iniciativa em uma Medida Provisória (MP), garantindo a titularidade definitiva da terra para cerca de 3.500 famílias que vivem há anos sob insegurança fundiária.

A proposta tem como base um levantamento realizado por um grupo de trabalho da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), conduzido por Sinésio em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O estudo identificou áreas da União sob gestão da Suframa que podem ser regularizadas em favor das comunidades já consolidadas.

“O que estamos fazendo é devolver dignidade para essas famílias. A titularidade da terra representa mais do que um pedaço de papel — é segurança, cidadania e futuro. Não podemos permitir que milhares de pessoas vivam sob o risco constante de remoção”, afirmou o deputado.

Com o avanço das tratativas e o apoio da Suframa e da SPU, a expectativa é que o processo de transferência para a Prefeitura seja concretizado ainda em 2025, abrindo caminho para a entrega dos títulos definitivos de moradia.

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Related Articles

Disque 153: lei de Gilmar Nascimento torna obrigatória a divulgação do número da Guarda Municipal

Norma já está em vigor após publicação no Diário Oficial e amplia...

‘A boa política não precisa ferir, precisa servir’, diz Tadeu de Souza, homenageado com maior comenda da CMM

Vice-governador é condecorado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, mais...

Novo direito para gestantes: ecocardiograma fetal será obrigatório no pré-natal de Manaus

O vereador Ivo Neto teve aprovado o projeto que inclui o ecocardiograma...

Tadeu de Souza é homenageado pelo TJAM: ‘Não existe progresso sem ordem jurídica’

Vice-governador recebe Mérito Judiciário e destaca o papel do Judiciário para a...

“Vitória para o Amazonas, para a BR-319 e derrota para Marina Silva”, afirma deputado Fausto Jr.

Fausto Jr. tem atuado há anos na defesa do desenvolvimento econômico do...