live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Manaus / AM – Reeleita como a mulher mais votada da história do Amazonas, a deputada estadual, Joana Darc (União Brasil), foi diplomada nesta segunda-feira (12), para cumprir seu segundo mandato, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de 2023. Ao lado dela, esteve a cadela “Branquinha”, que simboliza a luta da parlamentar pela causa animal. Motivo pelo qual, Joana Darc, entrou para o rol político do Estado.

Continua depois a Publicidade

A parlamentar repetiu o gesto, feito em 2019, quando alçou o cargo pela primeira vez. Na ocasião, Joana Darc, esteve acompanhada da sua cadelinha conhecida como Tânia Darc e fez história, ao levar um animal pela primeira vez a uma cerimônia de diplomação. Tânia também foi resgatada por Joana Darc. Ela faleceu em 2021, e segue sendo símbolo da luta pelo bem-estar animal no Amazonas.

Histórico

Joana Darc foi reeleita a deputada estadual neste último pleito (2022), com 87.182 votos, sendo a mulher mais votada na história do Amazonas. A diplomação atesta que a parlamentar está eleita e apta a tomar posse no dia 1º de fevereiro próximo.

Natural de Manaus, Joana Darc Cordeiro de Lima, mais conhecida como protetora dos animais, tem sua trajetória marcada também, pela causa das mulheres, das crianças e dos adolescentes, das Pessoas Com Deficiência, e dos Idosos.

Números

Foi eleita pela primeira vez em 2016 para o cargo de vereadora de Manaus, e em 2018 participou das eleições estaduais no Amazonas para o cargo de Deputada Estadual, sendo a mulher mais votada com 25.707 votos só na capital, totalizando 26.816 no Amazonas inteiro.

Feitos

Durante o primeiro mandato no legislativo, a parlamentar assumiu a presidência da Comissão de Proteção dos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Participação Legislativa da Assembleia do Amazonas (CPAIP-Aleam), e exerceu o cargo de líder e vice-líder do governo na Casa. Ela é autora de projetos voltados para às causas das pessoas e dos animais. Entre as iniciativas de destaque, estão a criação do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, cujas obras já se encontram em fase de conclusão; Castramóveis, na qual destinou recursos parlamentares para a aquisição de 4 unidades móveis de castração que percorrem bairros da capital e do interior do Amazonas. Além da criação da Carteira da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA), indicação para a criação dos projetos Idoso Empreendedor entre outros.

Futuro

Para o próximo mandato, Joana Darc, ressalta que serão intensificados os trabalhos para os animais do Estado do Amazonas, cujas prioridades estão a saúde e segurança animal de forma a proporcionar bem-estar e combate aos maus-tratos, respectivamente; assim como das demais causas que abraçou durante seu primeiro mandato. Ela já trabalha, para a criação do primeiro Castramóvel Fluvial do Mundo, que pelos rios percorrerá comunidades ribeirinhas, levando castração para os animais de cidades do interior.

“Minha reeleição é a confirmação de que milhares de pessoas aprovaram meu trabalho durante estes quatro últimos anos, e que minha luta pelas causas não foi em vão. Seguirei defendendo os animais, as mulheres, as Pessoas Com Deficiência, as Crianças e Adolescentes, e os Idosos, e lutando pela melhoria da qualidade de vida da população dos amazonenses. Reafirmo, portanto, meu compromisso de continuar honrando cada voto que recebi”, afirmou Joana Darc.

Sobre a Branquinha

Resgatada pela deputada Joana Darc, no ano de 2021, ela foi abandonada com outros animais em uma casa, no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus.

Debilitada, ela foi cuidada e levada para um abrigo. Aos poucos ela foi conquistando a parlamentar e foi adotada por ela. Para simbolizar a causa animal, ela foi mascote da campanha história de Joana Darc.

O evento

A cerimônia ocorreu no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, na sede do Tribunal de Justiça, com a participação também dos demais parlamentares eleitos e reeleitos para o novo quadriênio.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!