Manaus (AM) – Autora do projeto de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) está acompanhando de perto o avanço das obras, que já está com 72% concluídas. O equipamento funcionará na Avenida Mário Ypiranga, Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus e vai oferecer atendimento veterinário especializado de urgência e emergência, de forma gratuita, com consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações, dentre outros serviços.
A construção do equipamento é uma conquista da parlamentar e deverá ser entregue ainda neste primeiro semestre. Sonho da parlamentar desde criança, o hospital é aguardado por muitos protetores e pessoas em vulnerabilidade social que possuem pets, pois vai ajudar a salvar a vida de muitos animais. “O hospital terá grande importância tanto na vida dos animais como das pessoas, visto que a saúde dos animais influencia diretamente na saúde pública”, explica.
Com recursos de emendas parlamentares destinadas por Joana Darc e pelo Deputado Estadual Saullo Viana (União Brasil), a construção está estimada num valor de R$ 3.717.932,93.
Já foram concluídos os serviços de construção da infraestrutura do prédio, construção das vigas, pilares e colunas, além da alvenaria e instalações sanitárias. Estando em andamento os serviços relativos à estrutura metálica para o telhado, revestimentos cerâmicos de pisos e paredes e instalações elétricas.
A estrutura contemplará sala de recepção, sala de espera, triagem, centro cirúrgico, sala de pós-operatório, sala de radiografia, centro de internação, isolamento para animais com doenças transmissíveis, sala de urgência, entre outros. Além disso, haverá um anexo, onde irá funcionar lavanderia, sala de alimentação, sala de necropsia e necrotério.
“O Hospital é um sonho de muitos anos que parecia impossível e hoje já é uma realidade. Luto por isto desde que eu era vereadora, mas ninguém deu importância. Mas graças à sensibilidade do Governador Wilson Lima tiramos o projeto do papel e já está prestes a ser entregue” disse.