Em uma ação de fiscalização realizada no dia 24 de dezembro, agentes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam nove quelônios que eram mantidos ilegalmente em uma floricultura no centro de Manaus. A operação foi desencadeada após denúncia anônima indicando que tartarugas-da-amazônia e tracajás estavam sendo exibidos no estabelecimento para entreter os clientes.
De acordo com o Ibama, a prática configura cativeiro ilegal de animais silvestres, uma infração prevista no artigo 24 do Decreto 6.514/2008. Os responsáveis pela floricultura foram autuados com uma multa de R$ 45 mil.
Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus. Lá, passarão por avaliação e cuidados antes de serem devolvidos ao habitat natural. O órgão reforçou que manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização, representa um risco tanto para a saúde dos bichos quanto para o equilíbrio ambiental.
Denúncias de crimes ambientais
O Ibama reforça a importância da colaboração da população na proteção do meio ambiente. Denúncias de ilícitos ambientais podem ser feitas de forma gratuita e anônima por meio da Linha Verde, no número 0800 061 8080, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.