Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou neste sábado (26/04) o envio de ajuda humanitária para o município de Boca do Acre, a 1.028 quilômetros de Manaus. A ação faz parte da Operação Cheia 2025 e busca minimizar os impactos causados pela subida dos rios na região.
Durante a vistoria na sede da Defesa Civil, Wilson Lima destacou a importância de dar uma resposta rápida às comunidades afetadas. “Estamos mobilizados desde o início do ano para garantir apoio imediato em casos de emergência como este”, afirmou o governador.
A operação vai beneficiar cerca de 2 mil famílias com a entrega de 40 toneladas de alimentos, distribuídas em 2 mil cestas básicas, além de 6 mil copos de água potável. O transporte será realizado por via terrestre e a previsão de chegada é de até quatro dias, dependendo das condições da BR-319.
Boca do Acre é o quarto município a receber a ajuda humanitária. Antes, Manicoré, Apuí e Humaitá já haviam sido contemplados, beneficiando cerca de 26 mil pessoas na calha do Rio Madeira.
O envio dos insumos contou com a presença do prefeito de Boca do Acre, Frank Barros, e de vereadores locais. O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, ressaltou o planejamento estratégico adotado para atender os municípios impactados.
Além dos alimentos, o Governo do Amazonas também enviou 72 kits de medicamentos e insumos de saúde para Boca do Acre e outros municípios da região. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) implantou ainda um Painel de Bordo para monitorar os principais indicadores de saúde durante a cheia.
Até agora, mais de 118,4 mil pessoas foram impactadas pela cheia no estado. Entre os 62 municípios do Amazonas, 12 estão em Situação de Emergência, 14 em Alerta e 36 em Atenção.