O Governo do Amazonas anunciou a publicação de uma portaria que autoriza a progressão horizontal e a promoção vertical dos servidores efetivos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), referentes aos anos de 2014 e 2015. O anúncio foi feito durante uma reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MENPS-AM), realizada na sexta-feira (13).
De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o documento será publicado ainda neste mês, beneficiando mais de 6 mil servidores. A titular da SES-AM ressaltou que a última progressão e promoção desses servidores ocorreu há mais de uma década.
“Essa valorização dos servidores passou a ser feita após o governador Wilson Lima publicar os Decretos nº 46.221, de agosto de 2022, e nº 47.321, de abril de 2023. Estamos regularizando o Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais, realizando uma reparação deixada por administrações passadas,” declarou Maksoud.
A secretária também relembrou outras conquistas para a categoria ao longo deste ano, como o reajuste salarial de 3,69%, referente à data-base de 2024, e a inclusão de benefícios, como o vale-alimentação para servidores em licença médica, maternidade ou prêmio.
Fortalecimento do SUS no Amazonas
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Amazonas (Sindsaúde), Cleidinir Francisca, comemorou o avanço. “Mais uma vez agradecemos ao Governo do Estado. O governador Wilson Lima tem aberto as portas para a mesa de negociação com as entidades sindicais, e isso tem gerado muitas conquistas,” afirmou.
Segundo Maksoud, a medida será implementada a partir de fevereiro de 2025, e faz parte do esforço para fortalecer o SUS no estado. “Ao valorizar nossos servidores, estamos também fortalecendo o nosso sistema de saúde,” concluiu.