Publicidade

Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Anuncie no Portal Remador
🚀 Hospedagem profissional para quem leva o site a sério. Seguro, rápido e confiável — com domínio grátis, e-mail profissional e backup automático. Hospedar meu site agora
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
Sugerida para você
Ticker Lateral – Portal Remador
Amazonas+

Gás natural transforma interior do Amazonas e prepara o estado para ser nova fronteira energética do país, diz Wilson Lima

Compartilhe!
Gás natural transforma interior do Amazonas e prepara o estado para ser nova fronteira energética do país, diz Wilson Lima
Foto: Divulgação
Compartilhe!

O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (05/11), os impactos positivos da quebra do monopólio do gás natural no Amazonas, que vem gerando emprego, renda e desenvolvimento no interior do estado. A declaração foi feita durante o seminário “Energia e Desenvolvimento Regional: Convergência para o Brasil do Futuro”, realizado em Brasília (DF), que reuniu autoridades, investidores e representantes do setor energético nacional.

“Os investimentos são fundamentais para a segurança energética. Nós vivemos um momento histórico no Amazonas de consolidação desse potencial energético como um pilar muito importante do desenvolvimento sustentável e competitivo. O gás natural gera, por exemplo, emprego, promove a economia, faz com que o PIB cresça, e claro, tem uma contrapartida social significativa, como os municípios de Silves e Itapiranga que vivem um momento totalmente diferente na sua economia, na geração de emprego e na oportunidade para as pessoas que ali moram”, afirmou Wilson Lima.

Desde a promulgação da Lei do Gás, em março de 2021, o Amazonas passou a ter um novo marco regulatório, abrindo o mercado estadual para competidores e atraindo investimentos privados.

Anuncie no Portal Remador

Com isso, projetos como o Complexo Azulão 950, operado pela Eneva, transformaram a realidade econômica de municípios do interior, especialmente Silves, que hoje sedia o maior projeto onshore de gás natural do país. O empreendimento soma R$ 5,8 bilhões em investimentos e terá capacidade de gerar 950 megawatts de energia elétrica, o suficiente para abastecer 3,7 milhões de residências a partir de 2026.

A presença da indústria de gás também abriu espaço para formação técnica e profissional no interior. Em agosto, o Cetam realizou a formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos criados para atender à nova demanda do setor.

Foram 81 alunos formados nos cursos de Técnico em Sistemas a Gás, Eletromecânica e Agropecuária, com carga horária de 800 horas, divididas em dois semestres. Todos foram selecionados por edital e receberam bolsa mensal de R$ 1.300,00, custeada pela Eneva. Do total, 27 egressos já foram contratados para atuar na empresa.

Paralelamente, o programa Elas Empreendedoras, desenvolvido pela Eneva, está qualificando mulheres do interior para abrir ou expandir seus próprios negócios. A iniciativa fortalece o empreendedorismo feminino e estimula a autonomia financeira em comunidades impactadas pela cadeia energética.

Crescimento

Durante o painel “Energia como Pilar do Desenvolvimento Regional”, o governador compartilhou as experiências do Amazonas na expansão do gás natural como vetor de crescimento.

Também participaram o governador de Roraima, Antonio Denarium, o vice-governador de Sergipe, José Macedo Sobral, e a deputada federal Yandra Moura (União Brasil–SE).

Outro ponto enfatizado por Wilson Lima foi o potencial do Campo do Juruá, localizado próximo ao município de Carauari (AM), que possui reservas estimadas em até 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

Segundo o governador, o desenvolvimento dessa região pode impulsionar a indústria de fertilizantes nitrogenados, especialmente pela combinação com os recursos de potássio em Autazes e fosfato em Apuí, consolidando um novo polo de produção de insumos estratégicos para o país.

“O nosso grande desafio é a logística. O Amazonas tem a maior reserva de gás em terra do Brasil, e 80% dessas descobertas estão no campo do Juruá. Uma área de difícil acesso, e esse é o desafio: monetizar esse gás”, afirmou o governador.

Com mais de 42 bilhões de metros cúbicos de reservas comprovadas e potencial para chegar a 100 bilhões de m³, o Amazonas é hoje responsável por 13% das reservas nacionais e 56% das reservas onshore, consolidando-se como a principal fronteira energética do Brasil.

O governador reforçou ainda que o gás natural é o combustível da transição energética justa, integrando fontes renováveis e sustentáveis que garantem inclusão social e crescimento regional.

“Tem comunidades no Amazonas em que a gente não fala em transição porque lá nunca teve energia. Essas pessoas vão ter contato pela primeira vez com energia elétrica, com uma geladeira, um ar-condicionado, e isso graças às fontes renováveis”, completou.

Política de Transição Energética

Com o fortalecimento da política energética estadual, o Amazonas se posiciona como referência nacional na integração entre energia, desenvolvimento e sustentabilidade. O estado prepara para a COP30, em Belém (PA), o lançamento da Política Estadual de Transição Energética (PETEN), marco que estabelece metas como reduzir em 50% o consumo de diesel nos sistemas isolados e eliminar a pobreza energética até 2030.

Sobre o evento

O seminário “Energia e Desenvolvimento Regional: Convergência para o Brasil do Futuro” é promovido pela Eneva em parceria com o Poder360, com o objetivo de discutir o papel da energia como motor do desenvolvimento socioeconômico do país.

O evento reúne autoridades, representantes do Congresso Nacional, ministérios, investidores e imprensa especializada, promovendo o debate sobre transição energética, segurança energética e interiorização do desenvolvimento.

Anuncie no Portal Remador
Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.

Anuncie no Portal Remador
Mais lidas do Remador
Rede de Urgência teve mais de 17 mil atendimentos durante feriados de Natal e Ano Novo
Amazonas+

Rede de Urgência teve mais de 17 mil atendimentos durante feriados de Natal e Ano Novo

Vinte e cinco unidades estaduais funcionaram em plantão 24 horas e garantiram...

Governo do Amazonas anuncia novo IPVA e lança edital da CNH Social em coletiva no Palácio do Governo
Amazonas+

Wilson Lima anuncia isenção de IPVA para 98% das motos e lança novo edital da CNH Social

Redução histórica do imposto beneficia motos, carros, veículos elétricos e transporte público;...

Amazonas+

Instituto da Mulher Dona Lindu registra o parto do primeiro bebê de 2026 na rede estadual de saúde

Pedro Henrique veio ao mundo à 0h08, de parto cesariano, pesando 3,5...

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado
Amazonas+

Médico é afastado após acompanhante ser agredida dentro de SPA da Alvorada por funcionário não autorizado

Filha de paciente é agredida por auxiliar sem vínculo com SES-AM; Estado...

Acompanhante denuncia agressão no SPA da Alvorada; SES-AM anuncia medidas administrativas e judiciais
Amazonas+

Acompanhante denuncia agressão no SPA da Alvorada; SES-AM anuncia medidas administrativas e judiciais

Vídeo publicado pelo Portal Remador ultrapassa 30 mil visualizações nas redes sociais...

Saúde do Amazonas funciona sem interrupção no fim do ano; confira o que abre e o que fecha
Amazonas+

Saúde do Amazonas funciona sem interrupção no fim do ano; confira o que abre e o que fecha

SES-AM mobiliza 13,6 mil profissionais e garante plantão integral nas unidades de...

Regularização fundiária transformou vidas em 2025 e mudou rotina de famílias no Amazonas
Amazonas+

Regularização fundiária transformou vidas em 2025 e mudou rotina de famílias no Amazonas

Entregas de títulos definitivos na capital e no interior garantiram dignidade, segurança...

Anuncie no Portal Remador