live_tvINSCREVA-SE NO REMADOR TV
Google News Siga o Remador no Google News
Google News Siga o Remador no Google News!

Manaus (AM) – Na manhã desta segunda-feira (18), uma operação liderada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) cumpriu um mandado de reintegração de posse na comunidade indígena Nusoken, localizada na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. A ação, que teve início às 6h, envolveu efetivos da Polícia Militar, Polícia Federal e agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Continua depois a Publicidade

Cerca de 200 famílias, representando 21 etnias, foram obrigadas a deixar suas moradias com a chegada dos policiais militares do Batalhão de Choque das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Casas de madeira e alvenaria foram demolidas na operação, que contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e do Grupo Integrado de Prevenção às Áreas Públicas (Gipiap) da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

Essa é a segunda tentativa de desocupação da área habitada por povos originários somente este ano, sendo a primeira ocorrida em março. Em outubro, lideranças indígenas protestaram reivindicando a posse das terras e a construção de moradias para as famílias locais. Até o momento, as autoridades estaduais não se pronunciaram sobre a desocupação. A operação, iniciada às 7h, utilizou escavadeiras para desmontar os barracos, evidenciando a complexidade e a sensibilidade da questão fundiária na região.

Instagram Box
×

Siga-nos no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

message Siga Agora!
Share.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Google News Siga o Remador no Google News!