Borba, AM – Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) estiveram em Borba na tarde desta segunda-feira (19/08) para uma visita técnica à região portuária do município. O objetivo da visita foi identificar e definir um novo local para a estrutura portuária que deverá ser reinstalada após o acidente com a balsa, ocorrido em fevereiro.
O prefeito Toco Santana acompanhou a equipe do DNIT durante a vistoria, destacando a importância da urgência na implantação de um novo porto. Desde o dia 23 de fevereiro, quando um incidente envolvendo uma balsa que trafegava pelo rio Madeira destruiu toda a estrutura de ferro, a cidade está sem área de embarque e desembarque, o que tem causado transtornos para a população.
“Desde que o acidente aconteceu, estamos trabalhando para providenciar balsas provisórias que auxiliem no embarque e desembarque da população, que utiliza as embarcações como principal meio de transporte. Uma das nossas principais reivindicações é a mudança da posição do porto. A localização anterior sempre apresentou perigos, devido à forte correnteza, e já havia indícios de acidentes”, explicou o prefeito Toco Santana.
Embora ainda não haja uma data exata para a instalação do novo porto, a notícia sobre o porto provisório, que segue em funcionamento no mesmo local do antigo, foi publicada em abril de 2025. Um novo relatório será produzido e entregue ao Departamento de Engenharia do DNIT para dar continuidade ao processo.
Além da sede do município, a Prefeitura de Borba também tem realizado indicações para a instalação de um porto moderno no distrito de Canumã. Durante a visita, a equipe do DNIT também inspecionou a região do Canumã para avaliar a viabilidade dessa nova estrutura.
A Prefeitura Municipal de Borba continua comprometida em buscar soluções que garantam a segurança e a eficiência do transporte fluvial para a população.