A nova sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), localizada no Parque Mosaico, no bairro Tarumã, zona Oeste, uma obra da Prefeitura de Manaus, recebeu, nesta segunda-feira, 6/10, mais um reforço no plantio de árvores. A iniciativa contou com a participação da diretoria da autarquia e equipes das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Em parceria com a Semmas, 262 árvores nativas da Amazônia e brasileiras, como ipê, pata-de-vaca, pau-pretinho e jutairana, estão sendo plantadas no espaço e entorno do prédio em construção. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que o plantio faz parte do compromisso da prefeitura com a cidade e com os cidadãos.
“Hoje é um dia muito especial com a visita das equipes das Semmas e Semef. Estamos dando continuidade aos trabalhos de fiscalização e plantio de árvores amazônicas ao redor da sede do Implurb. Isso faz parte da evolução do nosso trabalho, e logo o prefeito David Almeida estará entregando esta obra para todos os cidadãos. Os usuários do Implurb terão mais conforto no estacionamento, no atendimento, na segurança e na beleza do entorno, com uma área planejada e para oferecer mais qualidade urbanística”, afirmou Valente.
O diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, reforça o caráter sustentável do plantio e de longo prazo do projeto para contribuição da arborização de Manaus. “O objetivo é contribuir para a arborização e nossa iniciativa se soma às diversas ações para transformar a capital em um ambiente mais verde. Espera-se que, em aproximadamente uma década, as árvores atinjam a maturidade, proporcionando ainda mais sombra e melhorando significativamente o ambiente nesta área”, comentou.
Durante a comitiva da visita, a diretora de Coordenação de Projetos da Semef, Natasha Miwa, lembrou o impacto da iniciativa e da obra para os servidores e para a cidade.
“É com grande satisfação que celebramos nossa participação neste projeto. A nova sede, com sua beleza e conforto, proporcionará aos servidores um ambiente de trabalho digno e propício ao desempenho de suas funções. Além disso, plantar uma árvore nos enche de alegria, pois contribui para a arborização e o bem-estar da cidade”, enfatizou.
Sustentabilidade
O terreno da nova sede, antes desprovido de vegetação, está ganhando uma cobertura verde restauradora, que fortalece a biodiversidade local, cria microambientes equilibrados, atrai fauna urbana e melhora a gestão de águas pluviais.
O projeto de arborização integra o planejamento da nova sede e a estratégia de longo prazo da Prefeitura de Manaus, para tornar a cidade mais sustentável, resiliente e humana. Além do impacto ambiental, a área arborizada cumpre também papel pedagógico, mostrando na prática que urbanização e natureza podem caminhar juntas.