As eleições para escolha dos representantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade acontece dia 28 de maio e a Chapa 1 Expressão de Liberdade, composta por Rangel Reis e João Thomé Mestrinho, vem se destacando com projetos concretos para os sócios e a comunidade.
Rangel Magalhães, tem 45 anos de idade, e é sócio proprietário do G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade, com o título de número 036. Sua trajetória no carnaval começou aos 02 anos de idade, desfilando em um carro alegórico da extinta Escola de Samba Barelândia. Desde então, passou a fazer parte da Verde e Branca do Morro da Liberdade, participando da bateria mirim, depois como ritmista e, em 2013, como diretor de bateria. Em 2015, realizou o sonho de levar a história da Reino Unido da Liberdade para o palco do Teatro Amazonas, gravando um DVD inédito.
João Thomé Verçosa Mestrinho de Medeiros Raposo, por sua vez, é filho de Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo e de Maria Antonieta Verçosa Raposo. Foi deputado estadual, deputado federal, suplente de senado e empresário da área rural. Se tornou sócio proprietário da Reino Unido da Liberdade no início da década de 1980, pouco tempo depois de sua fundação, e se tornou um de seus principais colaboradores.
A Chapa 1 tem como propostas manter o direito a duas fantasias para o desfile da escola, desde que o associado esteja em dia com suas obrigações estatutárias, e manter a gratuidade na modalidade de pista nos eventos da agremiação. Além disso, propõe criar um programa de fidelidade para os sócios, com benefícios exclusivos e descontos em produtos e serviços da agremiação e de lojas parceiras, oferecer cursos e workshops para os sócios, como aulas de dança, música, artesanato e percussão, e criar um portal da transparência para os sócios, com acesso a informações exclusivas como prestações de contas, galerias de fotos e vídeos e fóruns de discussão.
No aspecto social, a Chapa 1 propõe promover ações sociais em conjunto com os sócios, em prol de pessoas carentes da comunidade, implementar convênios com entidades educacionais no âmbito estadual, municipal e federal que possibilite alfabetização e reforço escolar, e estabelecer convênios com os estabelecimentos comerciais do bairro para construir uma identidade cultural conjunta de valorização entre a comunidade e a agremiação.
Rangel e Thomé querem deixar um legado para a comunidade com o Museu da Liberdade, um ponto turístico no morro. Propõem criar uma galeria de honrarias para os sócios mais antigos e mais dedicados, com homenagens e reconhecimentos especiais, organizar visitas guiadas com um guia turístico experiente para apresentar a história da Escola de Samba e da Cultura do Samba em geral, incluindo apresentações de sambas enredos e outras atrações artísticas durante a visita, elaborar exposições temporárias e atividades educativas, com palestras, oficinas e apresentações artísticas, e disponibilizar o acervo do museu para pesquisas acadêmicas e culturais.
Além disso, a Chapa 1 propõe estabelecer convênios com hotéis e pousadas para oferecer pacotes turísticos especiais para os visitantes da escola durante o Carnaval.
A Chapa 1 Expressão de Liberdade, liderada por Rangel Reis e João Thomé Mestrinho, apresenta propostas concretas para os sócios e a comunidade da Reino Unido da Liberdade, visando a valorização da cultura do samba e a promoção do desenvolvimento social e turístico do morro da Liberdade. Cabe agora aos sócios escolherem a melhor opção para a agremiação.