- PARINTINS (AM) — Com o tema “Mulher: Força, Resistência e Coragem”, o Bloco Foliões Amazônia Xamanística (FAX) oficializou sua participação no Carnailha 2026.
- Ao celebrar 31 anos de fundação, a agremiação — uma das mais tradicionais da Ilha Tupinambarana levará para a avenida um manifesto social que exalta o papel feminino nas lutas históricas e na construção da cultura brasileira.
- O presidente Maurício Porto explica que a proposta deste ano vai além da festa.
PARINTINS (AM) — Com o tema “Mulher: Força, Resistência e Coragem”, o Bloco Foliões Amazônia Xamanística (FAX) oficializou sua participação no Carnailha 2026. Ao celebrar 31 anos de fundação, a agremiação — uma das mais tradicionais da Ilha Tupinambarana levará para a avenida um manifesto social que exalta o papel feminino nas lutas históricas e na construção da cultura brasileira.
O presidente Maurício Porto explica que a proposta deste ano vai além da festa. “Construímos muito mais do que um desfile; mantivemos viva a essência do Carnaval como espaço de expressão e identidade. O enredo é pautado em pesquisas de autoras brasileiras que resgatam a trajetória de mulheres que romperam barreiras”, destacou o dirigente.
Manifesto na Avenida
O desfile do FAX em 2026 busca denunciar o machismo estrutural e o silenciamento histórico, enquanto celebra a mulher em diversas frentes:
- Força Criadora: A atuação nas artes e na intelectualidade;
- Pilar Político: A resistência em espaços de poder e trabalho;
- Transformação Social: O protagonismo na cultura popular e no samba.
Tradição e Samba-Enredo
A trilha sonora do desfile leva a assinatura dos compositores Demétrius Haidos e Geandro Pantoja. A obra busca transformar a batida da bateria em um eco das vozes femininas, reafirmando o samba como ferramenta de reflexão.
Em três décadas de história, o bloco FAX acumula um currículo de peso no Carnailha, com três títulos no Grupo Especial e seis vice-campeonatos, consolidando-se como uma das forças competitivas do carnaval parintinense.










