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BRASÍLIA – O deputado federal Capitão Alberto Neto cobrou do Ministro das Comunicações, Sidônio Palmeira, informações sobre as publicidades bilionárias do Governo Federal, que em 2025, considerando ministérios, bancos e estatais, podem atingir a marca de 3,5 bilhões de reais, conforme divulgado pela imprensa nacional.

O requerimento justifica que o valor representa um aumento significativo de aproximadamente R$ 1 bilhão em comparação ao final da gestão do presidente Jair Bolsonaro, quando os contratos publicitários somavam cerca de 2,5 bilhões de reais, em valores já corrigidos pela inflação.

O parlamentar pede, entre outros questionamentos, respostas para questões relacionadas ao expressivo aumento nos investimentos publicitários e como o ministério justifica isso num contexto de restrições orçamentárias em outras áreas essenciais? E se existe algum mecanismo de controle social ou participação cidadã na definição das prioridades de comunicação governamental que justifiquem investimentos dessa magnitude?

“O governo precisa esclarecer este aumento exorbitante de gastos com publicidade, pois está claro que ele ocorre exatamente num contexto de queda na popularidade do presidente Lula, que, preocupado com a possibilidade de não conseguir se reeleger em 2026, quer demonstrar a qualquer custo resultados mais concretos”, disse.

Licitação suspensa
Em abril de 2024, o veículo de comunicação “O Antagonista” revelou que o resultado da megalicitação promovida pela Secom, visando melhorar a popularidade presidencial, já era conhecido e favorecia agências com ligações ao PT.

Esta licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União em julho, após recomendação da área técnica. Posteriormente, com a troca na presidência da Secretaria de Comunicação, o TCU autorizou o governo federal a realizar uma nova megalicitação para gestão de redes sociais e serviços de comunicação digital.

“O governo alega que os gastos são para melhorar a transparência e a divulgação de informações sobre políticas públicas. No entanto, pelo menos 21 órgãos que já firmaram contratos com agências de propaganda ou abriram licitações. Então é uma conta muito alta que precisa ser esclarecida para o povo brasileiro”, declarou Capitão Alberto Neto.

Foto: arquivo Assessoria

Contatos:

Brasília – Herizanya Peixoto (92) 99164-2716
Manaus – Juliana Mattos (92) 99387-5701

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

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