Durante todo o mês de maio, a fachada da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estará iluminada na cor laranja como parte da campanha “Maio Laranja”, que visa conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa reforça o compromisso da Casa com a causa da infância e adolescência, sendo apoiada institucionalmente pelo presidente da CMM, vereador David Reis (Avante).
A ação partiu da 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, presidida pelo vereador Raiff Matos (PL), que destacou a importância do ato. “É um símbolo do comprometimento da Câmara com a luta diária por justiça e proteção à infância. A cada dia, crianças são vítimas de abusos, e este gesto representa nossa responsabilidade em enfrentar esse problema com seriedade”, afirmou.
O ato contou ainda com a presença do vereador Ivo Neto (PMB), autor da lei nº 2.933/2022, que determina a iluminação de prédios públicos na cor laranja durante o mês de maio. Ele reforçou a importância de fortalecer os canais de denúncia, como o Disque 100, e de apoiar os conselhos tutelares.
A Comissão atua diretamente na fiscalização de políticas públicas, elaboração de leis e acolhimento de denúncias sobre violações de direitos da infância, adolescência e também da pessoa idosa. A campanha “Maio Laranja” é mais um passo para dar visibilidade a uma causa que exige atenção contínua de toda a sociedade.


