A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da sua Diretoria de Comunicação, marcou presença no “Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025: Expansão e Futuro”, realizado nos dias 3 e 4 de julho em Brasília (DF). A diretora de Comunicação da CMM, Roberta Bindá, representou a Casa ao lado de representantes de câmaras municipais e assembleias legislativas de todo o país.
O evento, promovido pela Câmara dos Deputados e realizado no Auditório Nereu Ramos, reuniu especialistas e autoridades para discutir os rumos da comunicação pública no Legislativo brasileiro. Entre os principais temas abordados estiveram a implantação da TV 3.0, a ampliação do sinal digital para municípios do interior, o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo e os desafios sobre o uso de músicas protegidas por direitos autorais em rádios públicas.
“A participação da Câmara de Manaus nesse encontro é estratégica. Estamos nos preparando para acompanhar as mudanças tecnológicas e os marcos legais que estão sendo construídos. É um avanço importante para a comunicação legislativa da nossa cidade”, afirmou Roberta Bindá.
Durante o evento, foram discutidos os benefícios do Programa Brasil Digital, que deve levar novas estações transmissoras de TV para mais de 350 municípios brasileiros. Também foi destaque o avanço da TV 3.0, que promete unir o sinal tradicional com o streaming, oferecendo imagem de altíssima qualidade e novos recursos de interatividade.
Outro ponto importante foi o debate sobre direitos autorais na programação musical das rádios legislativas. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) participou orientando sobre o uso legal de músicas protegidas.
Ainda durante o evento, a diretora da CMM visitou a Rádio Câmara Federal, onde se reuniu com a diretora da emissora, Verônica Lima. O encontro serviu para alinhar a participação de Manaus em projetos nacionais, como o programa “São João em Rede”, e firmar futuras parcerias com outras casas legislativas.
“Estamos construindo essa integração com a rede legislativa nacional. Ainda neste segundo semestre, a CMM deve participar de novos projetos em parceria com outras câmaras e assembleias, o que vai dar mais visibilidade ao nosso trabalho e aproximar ainda mais a população manauara do parlamento”, reforçou Bindá.
O encontro teve o apoio do Ministério das Comunicações, Anatel, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), EAD/Seja Digital e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
