BELÉM (PA) – Um susto a bordo de uma aeronave da Gol Linhas Aéreas mobilizou as forças de segurança do Pará e do Amapá na tarde desta quinta-feira (5). Um artefato suspeito, encontrado pela tripulação no bagageiro do avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Macapá, com conexão em Belém, forçou a intervenção imediata da Polícia Federal (PF) e das Polícias Militares de ambos os estados.
RESUMO DO REMADOR +
- BELÉM (PA) – Um susto a bordo de uma aeronave da Gol Linhas Aéreas mobilizou as forças de segurança do Pará e do Amapá na tarde desta quinta-feira (5).
- Um artefato suspeito, encontrado pela tripulação no bagageiro do avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Macapá, com conexão em Belém, forçou a intervenção imediata da Polícia Federal (PF) e das Polícias Militares de ambos os estados.
- O alerta foi emitido durante a escala no Aeroporto Internacional de Belém.
O alerta foi emitido durante a escala no Aeroporto Internacional de Belém. Após a varredura técnica e a aplicação de protocolos de segurança, a Polícia Federal informou que o objeto era, na verdade, uma bateria portátil (powerbank) conectada a “fios improvisados”. Apesar do aspecto suspeito que gerou o alerta, o risco de explosão foi descartado após a inspeção.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), que administra os aeroportos de Belém e Macapá, confirmou que acionou planos de contingência em ambas as unidades. Segundo a administradora, a operação foi isolada e não houve registro de atrasos ou impactos nos demais voos comerciais.
A aeronave passou por uma nova inspeção rigorosa ao pousar em Macapá, onde foi finalmente liberada para retornar à malha aérea.
APURAÇÃO E RESPONSABILIDADE
Em nota, a Gol Linhas Aéreas reforçou que seguiu todos os protocolos de segurança e prestou assistência aos passageiros que aguardavam o voo seguinte na mesma aeronave. O eletrônico foi apreendido pela Polícia Federal para análise pericial. O dono do dispositivo, que não teve a identidade revelada, poderá ser responsabilizado caso fiquem comprovadas irregularidades no transporte do material ou intenção de causar pânico.
INCIDENTE COM OBJETO SUSPEITO
Cronograma da operação policial nos aeroportos de Belém e Macapá.
