Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está programada para adquirir diversos itens de lazer, incluindo videogames, telas de LED, cadeiras massageadoras e mais, por meio do Pregão Eletrônico nº 448/2023-CSC no dia 7 de novembro. A ação gerou controvérsia, uma vez que críticos apontam a falta de convocação dos 6.921 aprovados das Forças de Segurança Pública. O custo total da compra ultrapassará R$ 385 mil.
Segundo o edital Nº 448/2023, a compra inclui 18 PlayStation 5, 18 cadeiras massageadoras, 18 cafeteiras expresso, 18 TVs de LED de 50 polegadas, além de mesas para tênis de mesa, mesas de massagens e outros itens. A justificativa da compra é a criação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nas unidades da SSP-AM, visando a melhoria dos ambientes de trabalho e a saúde dos servidores.
Veja o edital:
A SSP-AM esclareceu que o Ministério da Justiça aprovou a aquisição e alegou que, caso não fosse realizada, os recursos seriam perdidos e devolvidos ao Governo Federal. O órgão também enfatizou que os fundos destinados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública não poderiam ser utilizados para outros fins. As críticas se intensificaram devido aos recentes cortes de despesas anunciados pelo governador Wilson Lima em agosto.