Manaus (AM) – Na noite desta quinta-feira (10), o vereador Coronel Rosses (PL) anunciou em suas redes sociais que assumiu a autoria do pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Empréstimos na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A iniciativa busca investigar os financiamentos contratados pela Prefeitura de Manaus durante a gestão do prefeito David Almeida (Avante).
A mudança de autoria ocorre após o vereador Rodrigo Guedes (PP) recuar e abdicar da condução da CPI. Além disso, o movimento perdeu ainda mais força com a saída do vereador Saimon Bessa (União Brasil), que retirou sua assinatura alegando que a comissão havia se desviado de seu propósito original e se transformado em palco de disputas pessoais e embates políticos.
Em sua nota, Coronel Rosses pediu o apoio dos colegas parlamentares para dar continuidade à proposta, afirmando que a CPI é uma demanda da população manauara. No entanto, o ambiente na CMM tem sido de crescente divisão e desgaste em torno do tema.
VEJA A NOTA:
A crise envolvendo a CPI se agravou após um embate público entre Rodrigo Guedes e o vereador Aldenor Lima (União Brasil). Aldenor inicialmente se recusou a assinar a proposta, acusando Guedes de disseminar fake news contra seu filho. Depois, declarou apoio à CPI dos Empréstimos, mas sugeriu a abertura de uma nova CPI para investigar o gabinete de Guedes, sob acusações de uso indevido de verbas públicas.