O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou, nesta quinta-feira (13/3), o cronograma oficial para a realização do concurso público do Legislativo Estadual. O certame oferecerá 100 vagas para chamamento imediato e 200 para cadastro reserva. Durante o anúncio, os deputados estaduais também assinaram o Termo de Compromisso para a realização do concurso.
“Esse concurso público é resultado de um trabalho conjunto dos 24 deputados estaduais. Depois de 14 anos, estamos promovendo esse certame, que será um marco para o Legislativo Estadual. Serão 100 vagas para chamamento imediato, sendo 60 para ensino superior e 40 para ensino médio, além de 200 para cadastro reserva. Quando tomei posse para o segundo biênio, anunciei a realização do concurso, e hoje confirmo sua execução para 2025”, destacou Roberto Cidade.
Cronograma do concurso público da Aleam
- Março – Início do processo
- Abril – Estudos de viabilidade e impactos financeiros
- Maio – Escolha da banca organizadora
- Junho – Contratação da instituição e avaliação do edital
- Julho – Lançamento do edital
- Agosto – Encerramento das inscrições
- Setembro e outubro – Realização das provas
- Novembro – Divulgação dos resultados
- Dezembro – Homologação do concurso
De acordo com o presidente da Aleam, a banca organizadora será escolhida entre instituições de renome nacional, garantindo transparência e seriedade ao certame.
“Iremos lançar um edital nacional para que o concurso seja realizado por uma empresa referência no Brasil. Muitos servidores já se aposentaram desde o último concurso, há mais de 14 anos, e agora é fundamental ampliar o quadro da Aleam”, afirmou Cidade.
Deputados comemoram o anúncio
O primeiro vice-presidente da Aleam, deputado Adjuto Afonso (UB), relembrou a última vez que a Assembleia realizou um concurso público.
“O último certame foi realizado na gestão do então deputado Ricardo Nicolau. Agora, essa nova oportunidade permitirá que profissionais qualificados venham contribuir com os serviços da Aleam”, disse.
A deputada Joana Darc (UB) celebrou a iniciativa, destacando sua importância para a população.
“Esse concurso era muito esperado. Vejo com alegria o olhar sensível da gestão do presidente Roberto Cidade para essa necessidade”, afirmou.
O deputado George Lins (UB) também elogiou a decisão.
“Esse concurso será um passo importante na trajetória do presidente Roberto Cidade. Há 15 anos não se faz concurso na Aleam, e agora essa oportunidade será aberta para muitas pessoas”, declarou.
Já o deputado Comandante Dan (Podemos) ressaltou que a realização do concurso sempre esteve entre os compromissos do presidente.
“Desde o início da sua gestão, o senhor colocou essa pauta como prioridade e agora está cumprindo. Parabéns pela sua liderança”, disse.
O deputado Carlinhos Bessa (PV) destacou a visão estratégica de Cidade.
“Esse anúncio demonstra que o presidente está atento às necessidades do Parlamento. A ampliação do quadro de servidores será um avanço significativo para a Aleam”, concluiu.
O concurso público da Aleam é um dos mais aguardados do estado e promete atrair milhares de candidatos em busca de estabilidade no serviço público.