Publicidade

Manaus (AM) – A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) está acompanhando, diariamente, o cumprimento do Plano de Ação que a concessionária Águas de Manaus está executando, a fim de garantir o abastecimento de água para a capital amazonense durante a estiagem.

As medidas implementadas pela empresa já haviam sido apresentadas ao órgão regulador ainda no final de julho e, nesta semana, foram atualizadas e repassadas ao prefeito David Almeida, aos técnicos da diretoria de Saneamento Básico, da Ageman, e também aos representantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus.

Publicidade
window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/194553192/pmm-(a)-remador', [[680, 180], [300, 300]], 'gpt-passback').addService(googletag.pubads()); googletag.enableServices(); googletag.display('gpt-passback'); });

“É de extrema importância que a agência reguladora monitore, diariamente, todas as medidas que estão sendo tomadas pela empresa em seus sistemas de captação, tratamento e distribuição de água em nossa cidade, bem como a evolução das obras, de forma que possamos conferir aquilo que a concessionária se comprometeu a fazer para garantir que não ocorra desabastecimento em nossa cidade”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

A concessionária informou, durante reunião de apresentação do plano que, para 2024, a operação envolve a adaptação de toda a estrutura de captação de água em Manaus para acompanhar o nível do rio Negro. Caso o índice fique mais crítico, já está prevista a implantação de estrutura de bombas d’água flutuantes.

“Por isso, estamos também monitorando, diariamente, o nível do rio Negro, como forma de acompanhar o processo de captação da água nesse período, no entanto, a empresa já nos assegurou que o planejamento da concessionária garante o abastecimento pleno na cidade, mesmo que a estiagem avance 25%, em relação à seca histórica do ano passado”, disse Elson.

Diariamente, 700 milhões de litros de água são captados e tratados para os mais de 2 milhões de usuários do sistema público de abastecimento de água. A estrutura implantada pela concessionária garantirá que a estiagem não afete o nível de produção diária de água tratada.

O gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado, informou que o Plano de Ação, adotado em 2023, proporcionou expertise para colocar em prática as ações definidas para este ano, contemplando investimentos nos sistemas elétricos e mecânicos.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Exit mobile version