MANAUS (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã desta terça-feira (9/9), por volta das 10h37, à sede do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), localizado no bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital amazonense.
RESUMO DO REMADOR +
- O centro contará com atuação conjunta de órgãos brasileiros e representantes de países vizinhos da Panamazônia, além de cooperação com organismos multilaterais.
- Na mesa principal do evento, estiveram presentes o senador Omar Aziz, aliado político de Lula no estado, e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante).
- Segundo Lula, a inauguração do centro simboliza o compromisso do Brasil em integrar segurança pública, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Acompanhado dos senadores amazonenses Omar Aziz (PSD), além de ministros e representantes da cúpula da segurança nacional, Lula participou da cerimônia de inauguração do espaço, considerado uma iniciativa estratégica para transformar Manaus em referência sul-americana no enfrentamento ao narcotráfico e aos crimes ambientais.
ASSISTA AO VIVO:
O CCPI Amazônia será a principal aposta do governo federal para conter facções criminosas que utilizam os rios da região como rotas do tráfico internacional de drogas e que se financiam com práticas ilegais como o garimpo, a extração de madeira e o desmatamento. O centro contará com atuação conjunta de órgãos brasileiros e representantes de países vizinhos da Panamazônia, além de cooperação com organismos multilaterais.
Na mesa principal do evento, estiveram presentes o senador Omar Aziz, aliado político de Lula no estado, e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante). A plateia reuniu autoridades locais, como o vereador David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus, o secretário extraordinário Sassá da Construção Civil (PT), representando a Prefeitura de Manaus, e o secretário estadual Serafim Corrêa, titular da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Segundo Lula, a inauguração do centro simboliza o compromisso do Brasil em integrar segurança pública, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “A Amazônia não pode ser território livre para o crime. Com este centro, damos um passo decisivo para proteger nossas riquezas, nossas populações e o futuro do planeta”, declarou.
VEJA O VÍDEO:
LEIA TAMBÉM NO REMADOR:
- Omar Aziz defende ‘choque de renda’ no interior e anuncia aliança com o setor produtivo do Amazonas
- Deputado Abdala Fraxe garante recorde de 8.700 cirurgias oftalmológicas no Amazonas e inicia 2026 com marca histórica
- Juiz enterra inquérito do “QG do Crime” em Parintins e inocenta cúpula de Wilson Lima
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

