Corinthians x Vasco — Placar Final | Portal Remador
Partida encerrada
Corinthians Corinthians
Vasco Vasco
Corinthians 2 x 1 Vasco
Corinthians campeão da Copa do Brasil 2025
Barra de Notícias Sugeridas - Remador
🎁 Na Sahar Perfumaria você 15% OFF no cupom NATAL15 - Validade até 31/12 Veja os perfumes
Conteúdo patrocinado - Anuncie você também
Acesse o site da Águas de Manaus Acesse o site da Águas de Manaus
Ticker Lateral – Portal Remador
ELEIÇÕES 2026

Instituto que acertou resultado das eleições em 2024 aponta David Almeida na liderança para governo do Amazonas

Projeta aponta cenário equilibrado para o Governo do Amazonas e mostra David Almeida liderando em todos os cenários

Compartilhe!
Compartilhe!

A pesquisa de opinião pública sobre a disputa pelo Governo do Amazonas, divulgada nesta segunda-feira (22/12), pelo Instituto Projeta, aponta que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lidera em todos os cenários em que seu nome é apresentado, consolidando sua competitividade no pleito estadual. Até o presente momento é uma das pesquisas mais amplas, uma vez que entrevistou 3.741 eleitores na cidade de Manaus entre os dias 15 e 19 de dezembro.

No primeiro cenário estimulado, que reúne os principais nomes da disputa, David Almeida registra 29,61% das intenções de voto, em empate técnico com Omar Aziz, que aparece em segundo com 29,18%. Em seguida, Maria do Carmo soma 17,97%, enquanto Tadeu de Souza alcança 5,15%. Votos brancos chegam a 13,89% e nulos 4,18%.

No terceiro cenário o nome de David também é incluído, desta vez sem o nome do vice-governador Tadeu de Souza (Avante). Nele David amplia a liderança com 32,56% das intenções de voto, seguido de Omar Aziz, que registra 29,18%. Maria do Carmo aparece com 17,20%, enquanto 15,28% dos entrevistados optam por voto branco ou nulo, e 5,79% permanecem indecisos.

Os números apontam favoritismo de David Almeida, que até o presente momento segue sem anunciar candidatura. Diante disto, o instituto testou um cenário onde o prefeito de Manaus não está na disputa. Neste caso Omar Aziz lidera com 43,82%, seguido por Maria do Carmo, com 21,19%, e Tadeu de Souza, com 7,25%. Neste recorte, chama atenção o crescimento dos votos brancos e nulos, que chegam a 22,37%, além de 5,37% de eleitores que não souberam ou não responderam, reforçando a leitura de que a ausência do atual prefeito amplia a dispersão do eleitorado.

A pesquisa do Instituto Projeta também avaliou a rejeição dos candidatos. David Almeida aparece com 32,96%, seguido por Omar Aziz, com 27,35%, e Maria do Carmo, com 15,56%. Tadeu de Souza registra 7,17%, enquanto 16,96% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, apontando espaço para consolidação e crescimento das candidaturas.

Instituto acertou resultado

O Instituto Projeta, assim como a Eficaz Pesquisa, foram os únicos a se aproximar do resultado exato das eleições de segundo turno em 2024. A precisão das duas foi reconhecida pelo próprio prefeito eleito durante sua coletiva de vitória.

“Eu quero parabenizar os institutos de pesquisa locais que acertaram que são a Projeta e a Eficaz. Os institutos nacionais erraram. Aqui nós temos pessoas capazes”, pontuou o prefeito reeleito.

Conforme a Projeta David venceria a eleição com 55.32% dos votos enquanto Alberto Neto ficaria com 46,84%. Ao fim da apuração David obteve 54,59% enquanto Alberto 45,41%.

Já a Eficaz previu 53,5% pra David e 46,5% para Alberto.

O que outros institutos diziam sobre o segundo turno

AtlasIntel apontava que Alberto Neto venceria a eleição com 49,7% e David ficaria em segundo com 49,5%.

Real Time Big Data indicava empate entre Alberto Neto e David Almeida com 44% para ambos.

A Quaest pesquisa também registrava empate técnico onde David teria 43% e Alberto Neto 42%.
Já na pesquisa da Perspectiva David registrava 51,9% e Alberto Neto 48,1%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Projeta, em Manaus, entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2025, com 3.741 entrevistas. O levantamento utilizou amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, com cotas de gênero, faixa etária e escolaridade. A margem de erro é de 1,60% e o nível de confiança é de 95%.

VEJA A PESQUISA:

Compartilhe!
Written by
Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM

Weliton Nunez, formado em Comunicação Social, acumula mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa parlamentar e é especialista em estratégias políticas e marketing político.