Manaus (AM) – Na tarde desta segunda-feira (02), o prefeito do município de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (PSC), tomou posse da presidência da Associação Amazonense dos Municípios (AAM).
O prefeito disse que acredita no apoio da bancada federal do Amazonas para fazer a “busca ativa de recursos”, e no retorno das emendas de bancada. “Faz tempo que ninguém tem uma emenda de bancada para os municípios. lembro bem quando fui presidente nós tínhamos duas emendas de bancada, chegava a 200, 400 milhões para o interior e hoje nós não temos mais”, disse o presidente da AAM.
Ao Portal Remador, o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (PSC) é um consenso da atual da associação, e os prefeitos “o que nós recebemos para custear, sobretudo os percentuais da saúde, é insuficiente”, frisou o nobre presidente da AAM.
Mesmo com a escassez de recursos, Anderson Sousa anunciou que a associação terá um setor exclusivo para “orientar e preparar projetos” referentes às festas nos municípios. Em 2022, diversas prefeituras tiveram shows, contratados para festejos e comemorações, barrados pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Anderson quer incetivo as festas dos municípios do Amazonas
O prefeito defendeu que as festas são importantes para a cultura da cidade e criticou as decisões dos órgãos fiscalizados. Ele direcionou um pedido ao Procurador Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que participou da cerimônia no auditório do SENAI, no distrito industrial, Zona Sul da Cidade de Manaus.
E disse ‘Vamos lutar pelas nossas festas no interior’, diz novo presidente da AAM
“O povo que não tem cultura não tem memória. […] Como pode simplesmente o MP fazer com que não haja mais festa nos municípios, não queremos um município sem memória. […] Eu não consigo contar porque simplesmente eu fui paralisado por conta de um juiz, de um promotor, que tomou decisão, peço a sua ajuda”, disse o Presidente da Associação dos Municípios do Amazonas Anderson Sousa.
O prefeito Anderson Sousa já havia sido vice-presidente da AAM por duas vezes e está à frente da gestão municipal de Rio Preto da Eva pela terceira vez.
O vice-presidente, Roberto Frederico, destacou, “trinta e nove (39) prefeitos aclamaram nossa gestão, isso nunca aconteceu isso antes na Associação. Fico honrado, junto com meu amigo Anderson em ter realmente uma associação participativa com diálogo aberto com o governo do Estado e Governo Federal”.
Veja os nomes que compõem a nova mesa diretora:
Anderson Sousa (Rio Preto da Eva) – presidente da Associação Amazonense dos Municipios
Roberto Frederico Júnior (Novo Airão) – vice-presidente da Associação Amazonense dos Municipios
Andreson Cavalcante (Autazes) – 1º secretário da Associação Amazonense dos Municipios
Júnior Leite (Maués) – 2º secretário da Associação Amazonense dos Municipios
José Claudeonor de Castro (Uricurituba) – 1° tesoureiro da Associação Amazonense dos Municipios
José Maria (Boca do Acre) – 2° tesoureiro da Associação Amazonense dos Municipios
O ex-presidente da AAM, prefeito de Manaquiri, Jair Souto, participou da cerimônia repassando simbolicamente a chave da instituição ao presidente empossado e salientou que “o caminho do desenvolvimento do Brasil passa pelo município, passa pela desburocratização. Com sua posse hoje a entidade voltou a tomar corpo de novo, de uma entidade que deve tomar forma e ser respeitada novamente”, completou.