quinta-feira, 12 de dezembro de 2024 | 11:39:48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue se recuperando bem após passar por uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) para tratar uma hemorragia intracraniana. O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após o presidente relatar fortes dores de cabeça na noite anterior.

Durante uma coletiva de imprensa às 9h, os médicos explicaram que Lula foi submetido a uma trepanação, técnica utilizada para aliviar a pressão no cérebro e drenar o hematoma. O hematoma foi causado pelo inchaço relacionado à cicatrização de uma queda sofrida pelo presidente em outubro, sem causar lesões cerebrais.

Segundo os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, o presidente apresenta funções neurológicas estáveis, está consciente e sem alterações nos movimentos.

Lula ficará em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelas próximas 48 horas, como medida de precaução. Ainda não há previsão de alta, mas a expectativa é que o presidente possa retornar a Brasília nos próximos dias, caso continue apresentando boa evolução clínica.

A primeira-dama, Janja, está ao lado de Lula durante a recuperação.

Compartilhe