O governador do Amazonas, Wilson Lima (UNIÃO BRASIL), foi classificado como o pior governador do Brasil, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Atlas. O levantamento, que ouviu quase 30 mil pessoas entre 15 de julho e 4 de agosto de 2024, revelou que Lima tem 69% de desaprovação. Esse resultado o coloca na última posição do ranking, após cair 11 lugares em comparação com o ano anterior.
Além de Lima, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, também aparece entre os piores avaliados. Castro, que já estava em penúltimo lugar na pesquisa anterior, manteve sua posição com 60% de desaprovação. Apenas 26% dos cariocas aprovam sua gestão, enquanto 15% não souberam opinar.
O levantamento destacou que a avaliação dos governadores varia significativamente pelo Brasil. Enquanto Wilson Lima enfrenta forte desaprovação, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, é o mais bem avaliado, com 75% de aprovação. Este é o segundo ano consecutivo em que Caiado lidera o ranking, seguido por Rafael Fonteles, do Piauí, que avançou dez posições em relação ao ano anterior, atingindo 68% de aprovação.
Outros governadores que se destacaram positivamente incluem Mauro Mendes, de Mato Grosso, Jorginho Mello, de Santa Catarina, e João Azevedo, da Paraíba, que completam o top 5 dos mais bem avaliados. Por outro lado, além de Wilson Lima e Cláudio Castro, Raquel Lyra, de Pernambuco, também aparece entre os governadores com pior desempenho, com 28% de aprovação.
A pesquisa Atlas, que utilizou formulários online e uma metodologia de recrutamento digital aleatório, oferece um panorama das percepções dos eleitores em relação aos governadores brasileiros. A margem de erro da pesquisa varia de 1 a 5 pontos percentuais, dependendo do tamanho da população do estado, com um nível de confiança de 95%.