terça-feira, 26 de novembro de 2024 | 14:30:53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o aumento do salário mínimo faz com que o brasileiro fique “mais bonitão e mais gordo”. A declaração foi feita durante a cerimônia de 10 anos do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Buri (SP), na terça-feira (23).

Lula explicou que, com o aumento do salário mínimo, as pessoas têm mais dinheiro para consumir, o que leva a uma maior produção agrícola e a alimentos mais baratos. “O povo consumindo mais, vai comer mais. Comendo mais, os agricultores vão ter que plantar mais. E assim, a comida fica mais barata e a gente fica mais bonitão, mais gordo e mais saudável”, disse o presidente.

Durante a campanha presidencial de 2022, Lula prometeu um reajuste real para o salário mínimo. Em cumprimento a essa promessa, o governo estabeleceu uma regra que combina o aumento da inflação e o crescimento do PIB para definir o novo valor do mínimo.

Em abril, o governo apresentou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2025, que prevê um aumento do salário mínimo para R$ 1.502, acima dos R$ 1.412 atuais.