Manaus (AM) – Com a finalidade de conscientizar a sociedade para a redução de acidentes e mortes no trânsito, o Governo do Amazonas, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) deram início, nesta terça-feira (07/05), à campanha Maio Amarelo. O vice-governador Tadeu de Souza fez a abertura oficial, que ocorreu na sede da OAB-AM, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
No Amazonas, a campanha usa o tema “O trânsito é reflexo de nossas atitudes”, em complemento ao mote nacional “Paz no trânsito começa por você.” O objetivo é chamar a sociedade em geral para refletir como cada pessoa se comporta no cotidiano e qual a função de cada um para manter a segurança de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.
Em 2024, somente na capital, já foram registrados 80 acidentes com mortes no período de janeiro a abril. Na ocasião, Tadeu de Souza disse que a campanha visa, por meio de diferentes frentes de trabalho integrado, colaborar para que vidas sejam salvas.
“Que a gente consiga levar à compreensão da população a importância que é a educação do trânsito. E a gente, hoje, está aqui para dar início, nesse mês de maio, a inúmeras ações com o propósito de diminuir os acidentes graves e óbitos no trânsito. Por trás do número frio da estatística, o que existe, muitas vezes, é uma mãe enlutada, uma viúva, um ente de família que era o condutor do orçamento familiar”, ressaltou.
O vice-governador destacou que a gestão Wilson Lima já atua em diversas ações de conscientização do trânsito, a exemplo do projeto de capacitação Motociclista Legal, que já beneficiou 9 mil trabalhadores da capital e interior, com a entrega de kits de segurança contendo coletes e capacetes.
Aposta na educação
Dentre as estratégias de conscientização, o Amazonas inaugurou, em janeiro deste ano, a Escola Pública de Trânsito (Eptran), se tornando o primeiro estado brasileiro a implementar essa estrutura com um programa voltado para crianças e adolescentes, o CNH na Escola.
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, afirmou que a campanha vai aliar a educação no trânsito e fiscalizações para coibir infratores.
“O Maio Amarelo tem o intuito de unificar todas as organizações: o poder público, o setor privado, as classes, as entidades. Nós vamos promover mais de 50 cursos dentro das escolas, tanto públicas quanto privadas. Aumentamos o número de nossas fiscalizações para que a gente realmente possa alcançar o objetivo que é reduzir os acidentes de trânsito”, enfatizou.
A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, ressaltou a importância da parceria de agentes públicos na campanha.
“Temos que nos conscientizar de que toda a vida é preciosa. Então, tudo passa pela educação, pela conscientização e pela informação. Estamos juntos nessa campanha para conscientizar a população, não só motoristas, mas pedestres, ciclistas de que toda a vida é preciosa. Temos que ter responsabilidade no trânsito”, destacou.
Cuidado com animais
A campanha Maio Amarelo deste ano também chama a atenção para atropelamento de animais de rua ou silvestres em vias públicas, como explica a presidente da Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB-AM, Márcia Oliveira dos Santos.
“Eu sempre digo que os animais são tão inocentes como uma criança. Então, nós temos que ter a consciência que a gente também precisa olhar por eles. Essa união foi muito importante e com certeza vai ser o início de uma conscientização maior em relação às pessoas”, declarou.
Também participaram do evento a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud; a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim; e o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-presidente do Detran Roraima, Álvaro Duarte.
Estiveram presentes, ainda, o vereador Kennedy Marques, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM); o juiz titular da Vara Única da Comarca de Uarini e da Vara Especializada em Crimes de Trânsito de Manaus, Yuri Caminha Jorge; e o defensor público Theo Costa, representando a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).