Nesta quinta-feira (11), o presidente Lula anunciou que Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. A posse está marcada para 1º de fevereiro.
Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, assume o cargo deixado por Flávio Dino, que tomará posse no STF em 22 de fevereiro, sucedendo a aposentadoria de Rosa Weber.
O anúncio foi feito após reunião no Palácio do Planalto com a presença de Lula, Dino e Lewandowski. O presidente destacou que a indicação beneficiará o povo brasileiro.
Ricardo Lewandowski, carioca, professor, jurista e advogado, deixou o Supremo em abril de 2023 ao atingir a idade limite de 75 anos. Nomeado por Lula em 2006, esta é a segunda vez que o ex-ministro é indicado para um cargo importante.
Durante seus 17 anos no STF, Lewandowski teve participação em casos cruciais, como a política de cotas raciais e ações relacionadas à pandemia da covid-19. Ele presidiu o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016.
Flávio Dino, atual ministro, expressou felicidade por ser sucedido por Lewandowski e comprometeu-se a auxiliar na transição nos próximos 20 dias. Ele retorna ao Senado em 1º de fevereiro e renunciará ao cargo em 21 de fevereiro para assumir sua posição no STF.