Brasília (DF) – O IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, apresentou uma desaceleração em março, registrando alta de 0,71% em relação a fevereiro, quando a variação havia sido de 0,84%. Em março de 2020, o índice havia apresentado uma alta mais expressiva, de 1,62%.
No mês passado, o grupo Transportes foi responsável pelo maior impacto e variação no índice, com um aumento de 0,43 ponto percentual e 2,11%, respectivamente. Esse resultado pode ser explicado pelo aumento nos preços dos combustíveis, que tiveram um aumento médio de 11,23% no período, além do aumento nos preços dos veículos novos e usados. Esses dados indicam um impacto significativo na inflação do país, especialmente para aqueles que dependem do transporte para o seu sustento diário.
Com alta de 8,33%, a gasolina representou o maior impacto individual no índice de março (0,39 pp) e teve grande peso no comportamento do grupo. O etanol avançou 3,20%. Os dados foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).