Close Menu

Falta pouco mais de um mês para o fim do prazo para acertar as contas com o Leão. É nesta época do ano que o volume de trabalho nos escritórios de contabilidade do Brasil cresce exponencialmente. Na Econet Editora, especializada em boletins para dar suporte para os contadores e tributaristas, a busca pelo auxílio da consultoria também aumenta.

Juliano Garrett, diretor da Consultoria Federal da Econet Editora, conta que é comum os contadores ligarem fazendo questionamentos sobre onde encontrar informações mais específicas. “As principais dúvidas dizem respeito, especialmente, sobre o que mudou de um ano para o outro.  Além disso, muitos esquecem de alguns detalhes e não querem correr o risco de errar”, diz.

A própria Receita Federal criou um guia batizado de “Perguntão” para apoiar os contribuintes. E a Econet Editora também disponibiliza uma plataforma própria, inclusive com vários vídeos no seu canal do YouTube. Além disso, boletins técnicos são produzidos constantemente com o objetivo de esclarecer dúvidas específicas. Todos esses conteúdos trazem um detalhamento de todas as informações relacionadas ao IR 2023.

audiencia-e-credibilidade Proximidade do prazo para entrega do IR 2023 movimenta escritórios contábeis

Outra facilidade para os mais de 57 mil clientes da Econet Editora em todo o Brasil foi a criação de um hotsite que facilita a busca de respostas para situações específicas, como a declaração de criptomoedas, ganho de capital, espólio, deduções legais, Pix, dentre outras.

Novidades

Os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida no IR 2023 ou que optarem por receber a restituição por Pix terão prioridade. A única chave Pix que vai servir para a Receita pagar a restituição é a formada com o número do CPF.

VEJA TAMBÉM:  AlertEnterprise faz parceria com HID para oferecer crachás de funcionário na Apple Wallet

Essas são as principais mudanças no IR 2023. A Receita Federal espera que 25% das declarações sejam feitas no modelo pré-preenchido, que importa dados da declaração do ano anterior como fontes pagadoras, bens, direitos e dívidas. O objetivo dessa facilidade é reduzir inconsistências e agilizar o processamento da declaração.

Além disso, os contribuintes que entregarem a declaração até o dia 10 de maio podem entrar já no primeiro lote. Até o dia 25 de abril, foram contabilizadas 16 milhões de declarações entregues, segundo dados da Receita Federal.

 

287740?partnerId=3863 Proximidade do prazo para entrega do IR 2023 movimenta escritórios contábeis

Confira nossos últimos Reels

© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!
Share to...