Brasília (DF) – Em reunião realizada nesta terça-feira (29), o governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitou apoio do Governo Federal para a ampliação de ações estratégicas na área da saúde no estado. O encontro ocorreu em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e contou com a presença de parlamentares e da secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.
Durante a reunião, Wilson Lima apresentou os avanços alcançados pelo programa Saúde Amazonas, como a implantação do Saúde AM Digital, que já reduziu filas no Sistema de Regulação com teleconsultas e telediagnósticos em 12 especialidades. O governador também destacou a descentralização dos serviços com a instalação de UTIs em municípios do interior e a atuação do Barco Hospital São João XXIII, que já realizou oito expedições em comunidades ribeirinhas com estrutura hospitalar de alta complexidade.
“Trouxemos ao ministro os avanços que estamos fazendo, principalmente com a Telessaúde, os atendimentos no interior e a implantação de UTIs. É fundamental o apoio do Ministério da Saúde para habilitação e fortalecimento do SUS nessas frentes”, afirmou Lima.
Outro ponto abordado foi o pedido para que a campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas tenha seu calendário antecipado permanentemente para o segundo semestre. A medida visa alinhar a imunização ao período de maior incidência da doença no estado, que difere do restante do país. A vacinação passará a ocorrer em agosto, para atender de forma mais eficaz à população.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade, e o deputado federal Fausto Júnior. A comitiva destacou a importância de consolidar uma política nacional mais sensível às especificidades regionais da Amazônia.O Governo do Amazonas espera que a reunião garanta maior integração entre as ações estaduais e federais, com foco na regionalização da saúde, melhoria no acesso à assistência médica e valorização do modelo do SUS como rede colaborativa.