Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Últimas Notícias

O município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) já está no compasso do festival folclórico com ensaios, festas e eventos que movimentam a ilha. Nos dias 27, 28 e 29 de junho, Caprichoso e Garantido vão duelar no Bumbódromo em um espetáculo que atrai turistas do Brasil e do mundo.

Mas antes da festa, o Governo do Estado do Amazonas, realizador do evento, lança oficialmente, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), a edição de 2025 nesta sexta-feira (11/4), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo. A cerimônia contará com apresentações dos bois Caprichoso e Garantido e a presença do governador Wilson Lima, do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, do secretário de Cultura e Economia Criativa Caio André, além de outras autoridades.

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

Por volta das 16h, Wilson Lima desembarcou no município. Porém, antes do anúncio do festival, previsto para acontecer às 21h, o governador realizará vistorias em obras do Prosai (Programa de Saneamento Integrado). À ocasião, Lima vai assinar a ordem de serviço para as obras de esgoto do Prosai e entregar as licenças para a perfuração de dois novos poços no município. Existe também a possibilidade de o governador se reunir com lideranças locais. Conforme bastidores, conversas com vereadores da cidade e uma reunião com o prefeito Mateus Assayag (PSD) estão previstas na agenda.

Além do patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo, e do apoio da Prefeitura na estrutura e serviços, grandes empresas como Coca-Cola Brasil, Mercado Livre, Brahma, Bradesco, Assaí Atacadista, Eneva, Azul Linhas Aéreas, Natura, Bemol, Gree, Vivo e Samel Planos de Saúde, além de novos patrocinadores a serem confirmados, fomentam a cultura por meio de investimentos, muitos deles incentivados pela Lei Rouanet.

Uma festa que movimenta a cidade
A celebração em Parintins não se limita aos dias de junho. A preparação para o Festival começa bem antes, com ensaios técnicos nas sedes dos currais Zeca Xibelão (Caprichoso) e Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido). A cidade também oferece atrações como o Museu dos Bumbás, que conta a história do festival, e o Mercado Municipal, onde os visitantes podem conhecer produtos típicos da região.

Passeios de barco pelo Rio Amazonas e pelo entorno da ilha de Parintins completam a experiência para quem visita a cidade, que respira cultura, tradição e belezas naturais.

Economia e geração de renda
Artesãos, costureiros, cenógrafos, músicos e dançarinos encontram sustento na arte dos bumbás Caprichoso e Garantido, enquanto o setor de serviços – hotelaria, transporte e alimentação – aquece com a chegada crescente de visitantes.

Arte que emociona
Os presidentes das associações folclóricas reforçam a importância do festival para a Amazônia. Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, atual tricampeão, destaca que em 2025 o tema será “É Tempo de Retomada”, inspirado no livro da escritora indígena Trudruá Dorrico. “Cada detalhe das nossas apresentações traz a essência do nosso povo, da nossa história e do compromisso com a floresta. Essa temporada já começou, e o Caprichoso está pronto para emocionar o Brasil e o mundo”, afirmou.

O Boi Garantido, com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, exaltará a cultura popular e a luta por justiça social. Fred Góes, presidente do boi vermelho, traduz o sentimento: “O Garantido carrega no coração a alma da cultura popular da Amazônia. Parintins não é só uma festa, é resistência, é tradição, é um espetáculo que emociona e impacta economicamente milhares de famílias. Estamos prontos para mais um ano histórico!”, comentou.

Impacto além da Amazônia
O impacto do Festival de Parintins transcende a Amazônia. A produção das alegorias e fantasias envolve insumos de várias regiões do país, enquanto a transmissão do evento atrai a atenção de marcas e investidores de diversas partes do mundo.

André Guimarães, diretor executivo da Maná Produções, que há 20 anos responde pela área comercial e gestão executiva do projeto, ressalta: “O Festival de Parintins é uma plataforma única para marcas que desejam se conectar com a emoção do povo amazônico e com uma audiência crescente no Brasil e no exterior. É um evento de visibilidade global, com ativações diferenciadas e um impacto cultural e econômico inestimável”.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. Ele é dono dos meus caminhos!