Com o início do Dezembro Vermelho, o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) destacou a importância da conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A campanha em Manaus teve início no domingo, 1º de dezembro, data em que é celebrado o *Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A programação inclui ações educativas, campanhas de testagem e distribuição de preservativos, com apoio de instituições públicas e privadas.
Rosivaldo Cordovil reforçou o papel do Legislativo na mobilização local:
“É fundamental que todos se envolvam nessa causa, especialmente o Legislativo, que pode amplificar a mensagem de conscientização. Nosso objetivo é salvar vidas por meio da informação, do diagnóstico precoce e da quebra de preconceitos”, disse o vereador.
Entre as medidas de prevenção destacadas pelo parlamentar estão:
- Uso de preservativos em todas as relações sexuais;
- Realização de testes rápidos para diagnóstico precoce;
- Acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, o vereador enfatizou a necessidade de combater o preconceito e as barreiras sociais enfrentadas pelas pessoas que vivem com HIV:
“O HIV não é mais uma sentença de morte, mas o estigma ainda é uma realidade dura. Nossa missão é construir uma sociedade mais informada, acolhedora e solidária.” Disse Cordovil.
Sobre o dezembro vermelho
A campanha é instituída pela Lei Municipal nº 2308, de 11 de abril de 2018, que inclui no Calendário Oficial da Cidade de Manaus o Dezembro Vermelho como mês de enfrentamento ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.