A mais nova Unidade de Saúde da Família de Manaus foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (7), no bairro da Compensa. Batizada de ‘USF Silvio Santos’, em homenagem ao apresentador, o local é o sétimo centro de atendimento à população resultante da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Manaus e a Construtora Rio Negro e Rio Solimões.
Com capacidade de realizar 30 mil procedimentos por mês, a unidade conta com 1,2 mil metros quadrados, distribuídos em 55 salas, das quais oito são consultórios de atendimento clínico e quatro para atendimento odontológico, além de espaços para realização de testes e exames como HIV, laboratoriais e hepatite, enfermagem, programas de assistência à tuberculose e hanseníase e a carteira completa da saúde primária.
O diretor da Rio Negro e Solimões, Raul Barata, destacou que além da estrutura física, a PPP também inclui todo o mobiliário e equipamentos, além de sua manutenção. Raul também acrescentou que no próximo mês, uma nova USF fruto da parceria, será concluída e entregue no bairro Parque Mosaico.
“Para o Grupo Bringel esta é mais uma grande conquista e a certeza de fazer a diferença no cotidiano da população de Manaus, ao trazer para esta parte da cidade, uma série de serviços de saúde que antes não existiam, como o odontológico”, afirmou o diretor.
COBERTURA TOTAL
Durante a solenidade, que contou com a presença do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, o prefeito David Almeida ressaltou que a USF é a 99ª do setor de saúde revitalizada, reformada ou construída em sua gestão e que até o final de 2026, a meta é concluir 20 unidades de saúde de Porte 4.
“Estamos homenageando aquele que talvez tenha sido o maior comunicador do País em uma das áreas mais importantes de Manaus, após 16 anos de espera. A Zona Oeste passa agora, a ter uma das maiores coberturas de atenção primária à saúde”, avaliou o prefeito.
Um dos moradores mais antigos da Compensa, o líder comunitário Raimundo Nonato Freitas, também comemorou a inauguração da USF. “Nosso bairro tem cerca de 100 mil moradores e após 55 anos vivendo aqui, agora posso dizer temos uma cobertura de saúde capaz de atender toda a demanda”.