Manaus (AM) – Neste 13 de julho, o UNINORTE – Centro Universitário do Norte completa 29 anos de atuação no Ensino Superior do Amazonas. Em quase três décadas de história, a Instituição já formou milhares de profissionais para o mercado de trabalho e se empenha a cada dia para cumprir, por meio da educação, sua missão de promover a cidadania e o desenvolvimento da Amazônia.
Um reflexo desse compromisso foi o recredenciamento da UNINORTE, com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), neste ano. A nota 5 reconhece a excelência do Centro Universitário nos eixos de planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas e de gestão.
“Toda a trajetória da UNINORTE é marcada pela dedicação em oferecer ensino e formação de qualidade aos seus alunos. Levamos muito a sério nossa missão enquanto Instituição de Ensino Superior, pois acreditamos que a educação é fundamental na transformação do ser humano e da sociedade. Por isso, podemos dizer com orgulho que transformamos milhares de vidas por meio do nosso trabalho”, afirma a reitora da UNINORTE, Fabiane Almeida.
Ensino e infraestrutura
A UNINORTE oferta mais de 80 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde, nas modalidades presencial e EaD (digital). O corpo docente e as metodologias inovadoras de ensino são agregados a uma infraestrutura robusta, que alia o aprendizado à prática. A UNINORTE conta com três polos. Eles estão situados no Centro, na Cidade Nova e em Djalma Batista, cada um deles equipado com salas e laboratórios de ponta.
A UNINORTE dispõe ainda de seis Clínicas-Escolas com serviços de Psicologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Odontologia e Fisioterapia, Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Núcleo de Práticas de Negócios (NPN) e Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras (NTEC).
Responsabilidade social
As ações sociais da UNINORTE beneficiaram 15 mil pessoas em 2022 e são voltadas para a promoção da saúde, cidadania, educação e bem-estar da população de Manaus. Entre os destaques, estão o projeto Capacita, que oferece, semestralmente, cursos gratuitos de qualificação profissional; o Bike sem Barreiras, que disponibiliza, na faixa liberada da Ponta Negra, bikes adaptadas para pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida; e as campanhas de arrecadação de insumos para comunidades vulneráveis da cidade.
Esporte universitário
O Centro Universitário incentiva a prática desportiva por meio do projeto Bolsa Atleta, que concede bolsas de graduação para atletas em Manaus. Desta forma, eles podem aliar a prática do esporte com a educação. Este ano, os alunos atletas da UNINORTE já tiveram importantes vitórias, como a conquista das Taças Manaus de Handebol Júnior e Handebol Juvenil e a medalha de ouro no wrestling nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia com a aluna Ketellen Fernandes.
Eventos acadêmicos
Outro destaque recente da UNINORTE tem sido os eventos acadêmicos que trazem, para a capital do Amazonas, profissionais renomados do Brasil inteiro para compartilhar conhecimento com os acadêmicos da região. Em sua segunda edição, em maio deste ano, o Congresso Nacional de Direito da UNINORTE reuniu mais de mil pessoas, entre eles grandes juristas do país. O Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde, em novembro de 2022, teve cerca de mil participantes e uma nova edição já está sendo preparada para este ano.